SEREIA de ouroSEREIA de ouro de ouro
de ouro SEREIA de ouro

Sereia de Ouro


Quando o cearense ganha o mundo,
o mundo ganha.

Programa Especial

Bem vindos à Sereia de Ouro 2020!


O Troféu Sereia de Ouro completa este ano a marca de 50 edições. Desde 1971, o Sistema Verdes Mares homenageia, anualmente, personalidades que se destacam por terem se sobressaído dentre tantas histórias de sucesso no nosso Ceará.

Por estarmos passando pela pandemia do novo coronavírus tivemos que nos reinventar. Prezando pela segurança de todos os envolvidos no evento, a tradicional entrega do troféu sereia de ouro não será realizada e cederá espaço para uma campanha inédita que contará histórias de personagens cearenses que são exemplos de superação e resiliência.

Todos eles foram escolhidos através de indicações e passaram por uma curadoria especial dos nossos jornalistas.

As histórias emocionantes e inspiradoras desses cearenses você conhecerá, neste mês de setembro, através dos veículos de comunicação do Sistema Verdes Mares.

Porque a gente sabe e quer mostrar a você que, quando o cearense ganha o mundo, o mundo ganha.

Confira os personagens
SEREIA de ouro

Personagens Sereia de Ouro

2020

Adriana Forti

Adriana Forti

Adriana Forti é médica, membro da Academia de Medicina, fundadora e diretora do Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão, que atende, por mês, cerca de 750 crianças.


Adriana Costa Forti graduou-se na Universidade Federal do Ceará em 1971, seguiu residência médica no Rio de Janeiro, no Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia Luiz Capriglione (IEDE), nos...

Adriana Costa Forti graduou-se na Universidade Federal do Ceará em 1971, seguiu residência médica no Rio de Janeiro, no Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia Luiz Capriglione (IEDE), nos anos de 1972 e 1973. Depois cursou Mestrado em Endocrinologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Em 1993, defendeu o doutorado na EPM. É professora titular da Universidade Federal do Ceará (UFC), membro da Academia de Medicina e Fundadora/Diretora do Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão (CIDH) da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará. A instituição atende cerca de 250 crianças com diabetes tipo 1 e 500 com puberdade precoce e baixa estatura.

Alemberg Quindins

Alemberg Quindins

Criador da Fundação Casa Grande – Memorial do Homem Kariri, uma instituição sem fins lucrativos, que é espaço de vivência para crianças e jovens.


É autor de processos criativos, músico por formação popular, pesquisador autodidata, pintor de arte naif, escritor, comunicador, educador popular, empreendedor social e gestor cultural. Iniciou...

É autor de processos criativos, músico por formação popular, pesquisador autodidata, pintor de arte naif, escritor, comunicador, educador popular, empreendedor social e gestor cultural. Iniciou em 1983 uma pesquisa etno-histórico-musical quanto aos mitos e lendas dos povos da Chapada do Araripe, o que resultou em 1992 na criação da Fundação Casa Grande – Memorial do Homem Kariri, uma instituição sem fins lucrativos, de utilidade pública federal.

Amanda Lyssa

Amanda Lyssa

Cearense eleita seis vezes a melhor jogadora de futsal do planeta. É atleta da seleção brasileira e é considerada a maior jogadora de todos os tempos da modalidade.


Amanda Lyssa de Oliveira Crisóstomo, conhecida como Amandinha, é um fenômeno. Nascida e criada em uma casa simples no Conjunto Ceará, em Fortaleza, a cearense tem 26 anos e venceu o preconceito...

Amanda Lyssa de Oliveira Crisóstomo, conhecida como Amandinha, é um fenômeno. Nascida e criada em uma casa simples no Conjunto Ceará, em Fortaleza, a cearense tem 26 anos e venceu o preconceito com o talento no futsal. Apesar de jogar com meninos, se destacou e, após grande atuação em um campeonato intercolegial, recebeu uma bolsa de estudos para jogar e estudar em uma escola particular de Fortaleza. Aos 15 anos, já atuava na seleção de futsal feminina do Ceará e mudou-se para Brusque, Santa Catarina, para defender o time Barateiro Futsal. Em 2017, após uma trajetória repleta de títulos, foi atuar no Leoas da Serra, de Lages, também em Santa Catarina. Foi eleita seis vezes a melhor jogadora de futsal do planeta. É tricampeã mundial pela seleção brasileira e é considerada a maior jogadora de todos os tempos da modalidade. Apesar de todas as conquistas, mede apenas um 1,58m e calça tênis 34.

André Comaru

André Comaru

É músico e publicitário. É reconhecido pelo forte trabalho de inclusão social desenvolvido à frente da ONG Be Happy Music Club.


Nasceu no estado do Ceará, onde se graduou em Publicidade e Propaganda pela Universidade de Fortaleza (Unifor). Em 2009, saiu do Brasil para um intercâmbio na Austrália. Lá fundou a ONG “Be...

Nasceu no estado do Ceará, onde se graduou em Publicidade e Propaganda pela Universidade de Fortaleza (Unifor). Em 2009, saiu do Brasil para um intercâmbio na Austrália. Lá fundou a ONG “Be Happy Music Club”, que há 4 anos trabalha desenvolvendo o bem estar físico e mental de crianças com deficiência, promovendo a inclusão social delas através da música. Hoje, seu trabalho está presente em 5 escolas e beneficia mais de 200 crianças. A “Be Happy Music Club” deve se instalar em breve no Brasil, iniciando essa jornada por Fortaleza, sendo uma oportunidade para pessoas menos favorecidas pela sociedade terem o acesso à arte e possam mostrar o seu talento.

Antônio Rabelo

Antônio Rabelo

É fundador da Ceará Designer Joias Artesanais, em Quixeramobim. Suas peças são referência no mercado nacional e internacional.


O designer de joias Francisco Antônio Rabelo nasceu em Quixeramobim. A história dele é tão inusitada quanto seu trabalho. Pela necessidade financeira precisou sair da cidade natal para a Capital,...

O designer de joias Francisco Antônio Rabelo nasceu em Quixeramobim. A história dele é tão inusitada quanto seu trabalho. Pela necessidade financeira precisou sair da cidade natal para a Capital, onde ganhava o sustento vendendo sanduíches na rua. Mas quando mostrou por acaso a um amigo da família uma escultura que tinha feito foi chamado à atenção pelo talento que tinha: transformar as pedras do sertão em arte. Voltou para Quixeramobim e montou uma oficina. Fundou em 2002 a Ceará Designer Joias Artesanais que é referência no mercado nacional e internacional. Antônio Rabelo exporta suas joias para países da América Latina, Europa e Ásia. Participa também de várias exposições de joias pelo Brasil e no exterior.

Braúlio Bessa

Braúlio Bessa

Poeta, cordelista, declamador e palestrante. Consultor de Cultura Nordestina do programa de TV Encontro com Fátima Bernardes.


Nasceu no município de Alto Santo, no Sertão do Ceará, em 1986. Com 14 anos rabiscava nos cadernos da escola seus primeiros versos. Aprendeu muito cedo a amar a poesia de seu conterrâneo Patativa...

Nasceu no município de Alto Santo, no Sertão do Ceará, em 1986. Com 14 anos rabiscava nos cadernos da escola seus primeiros versos. Aprendeu muito cedo a amar a poesia de seu conterrâneo Patativa do Assaré (1909-2002). Em 2012, com a criação de uma página na internet, sua poesia alçou vôos distantes e encantou todo o Brasil. Ultrapassando a marca de 100 milhões de visualizações em seus vídeos, em 2015 foi convidado para participar de TV Encontro com Fátima Bernardes. Hoje é Consultor de Cultura Nordestina do programa e apresenta sob um olhar poético temas diversos. Bráulio é considerado um dos maiores ativistas da cultura nordestina no mundo.


Cacique Pequena

Cacique Pequena

Foi a primeira mulher a se tomar cacique no Brasil. Dentro de sua trajetória de luta, ocupa o cargo de coordenadora da Articulação das Mulheres Indígenas do Ceará.


Maria de Lourdes da Conceição Alves é conhecida como Cacique Pequena. Nasceu em 1945. É casada há 52 anos com o senhor Francisco Alves Filho. É mãe de 16 filhos, sendo oito homens e oito...

Maria de Lourdes da Conceição Alves é conhecida como Cacique Pequena. Nasceu em 1945. É casada há 52 anos com o senhor Francisco Alves Filho. É mãe de 16 filhos, sendo oito homens e oito mulheres. Foi a primeira mulher a se tomar cacique no Brasil, em 6 de março de 1995. Foi escolhida por seu povo, a comunidade da etnia Jenipapo-Kanindé, em Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza. Dentro de sua trajetória de luta, Cacique Pequena conquistou vários benefícios para a aldeia, como casa de farinha, galpão de artesanatos, escola, posto de saúde, energia, abastecimento de água, pousada e museu
indígena. Outra grande conquista foi o reconhecimento étnico de seu povo. Pequena terminou em 2018 o ensino médio na própria escola que conquistou. Ocupa o cargo de coordenadora da AMICE- Articulação das Mulheres Indígenas do Ceará.

Carlos Mário

Carlos Mário "Bebê"

Atleta de kitesurf, é tetracampeão mundial na modalidade esportiva. Primeiro kitesurfista da história a ganhar 10 pontos na competição de freestyle.


Carlos Mário, popularmente conhecido como "Bebê", é natural do município de Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza. Nascido em uma família de pescadores, começou a praticar kitesurf na...

Carlos Mário, popularmente conhecido como "Bebê", é natural do município de Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza. Nascido em uma família de pescadores, começou a praticar kitesurf na Lagoa do Cauípe, motivado pelo tio, irmãos e primos. Em 2013, “Bebê” se tornou campeão brasileiro. Aos 15 anos, foi o único brasileiro a vencer no Campeonato Mundial da PKRA (Professional Kiteboard Riders Associação), na Argentina, evento este que o lançou para os níveis mais altos do esporte. Hoje com 22 anos, o atleta carrega o título de tetracampeão mundial de kitesurf, com vitórias consecutivas em 2015, 2016, 2017 e 2018. Ainda em 2018, venceu também a modalidade de Airgames, acumulando assim duas vitórias no mesmo ano. “Bebê” foi o primeiro kitesurfista da história a ganhar 10 pontos na competição de freestyle. Também é pioneiro ao realizar a manobra conhecida como triple handle pass.

Carri Costa

Carri Costa

É ator, diretor, roteirista e cenógrafo. É fundador do Teatro da Praia, espaço que teve importante papel na formação de público em Fortaleza.


Carlos Rinaldo Costa Moreira, conhecido artisticamente por Carri Costa, nasceu em Pacajus. Aos 10 anos inicia estudos nas artes plásticas. Em 1990 ingressa no Curso de Artes Dramáticas da...

Carlos Rinaldo Costa Moreira, conhecido artisticamente por Carri Costa, nasceu em Pacajus. Aos 10 anos inicia estudos nas artes plásticas. Em 1990 ingressa no Curso de Artes Dramáticas da Universidade Federal do Ceará. Em 1993 aluga um antigo armazém na Praia de Iracema, em Fortaleza, e lá cria a sede da sua companhia teatral e um espaço cultural que viria a ser o Teatro da Praia. Em 1998 escreve, dirige e atua no espetáculo que ficou mais tempo em cartaz no Norte e Nordeste: “Tita & Nic, a Comédia”. Atua nos longas-metragens O Quinze, de Jurandi Oliveira, e Onde anda Você, de Sérgio Rezende. Em 2009, dirige o espetáculo humorístico “No Ceará é assim”. Em 2012 é agraciado com a maior honraria do teatro Cearense: Trófeu Carlos Câmara. Em 2017, integra o elenco da série Cine Hollyúde, na TV Globo. Em 2018 atua no longa A Guerra de Papel.

Cláudio Silveira

Cláudio Silveira

Idealizador do Dragão Fashion Brasil, evento anual que acontece em Fortaleza há 21 anos e é considerado o terceiro maior festival de moda do país.


Cláudio Silveira é um dos nomes mais importantes no cenário da moda do nordeste. É o idealizador do Dragão Fashion Brasil, evento anual de moda que acontece em Fortaleza há 21 anos. O DFB...

Cláudio Silveira é um dos nomes mais importantes no cenário da moda do nordeste. É o idealizador do Dragão Fashion Brasil, evento anual de moda que acontece em Fortaleza há 21 anos. O DFB Festival é considerado o terceiro maior evento de moda do país e maior de moda autoral da América Latina. O festival surgiu em 1998, durante uma viagem que Cláudio realizou com amigos da indústria, para Nova Iorque. O nome tem como referência o Centro Cultural Dragão do Mar, que também foi inaugurado no mesmo período e era onde o evento se realizava nas primeiras edições. O último DFB presencial, em 2019, teve mais de 27 mil metros quadrados de estrutura. Ao longo de 21 anos de história, foram 664 desfiles apresentados. Em 2019, o DFB Festival gerou cerca de 4 mil postos de trabalho diretos e indiretos.

Davi Weyne

Davi Weyne

É formado em Farmácia pela UNIFOR. Trabalha com saúde mental na rede pública há mais de 13 anos. É referência em práticas de Redução de Danos.


Davi Pontes Weyne formou-se em Farmácia pela Universidade de Fortaleza em 2008. Trabalha com saúde mental na rede pública há mais de 13 anos. É referência em práticas de Redução de Danos,...

Davi Pontes Weyne formou-se em Farmácia pela Universidade de Fortaleza em 2008. Trabalha com saúde mental na rede pública há mais de 13 anos. É referência em práticas de Redução de Danos, que se refere a políticas, programas e práticas que tem como objetivo reduzir as consequências para a saúde, sociais e econômicas do uso de drogas lícitas e ilícitas. É fundador do grupo “Batuqueiros da Liberdade”, grupo que trabalha ansiedade, nervosismo, baixa autoestima e formação de vínculos com arte-cultura nas práticas psicossociais. É preceptor dos alunos de vários cursos da Unifor nos estágios de saúde coletiva. Coordenador de bateria do Bloco carnavalesco “Doido é Tu”, que é tetracampeão nos desfiles da avenida Domingos Olímpio, em Fortaleza. O bloco é formado por pacientes e familiares da rede de saúde mental no município de Fortaleza.

Dina Maria Martins

Dina Maria Martins

É vaqueira e aboiadora. Em 2007 foi considerada a segunda mulher mais influente na cultura popular brasileira.


Dina Maria Martins Lima nasceu em Canindé, no Sertão Central. É vaqueira e aboiadora. Fundou ainda nos anos 80, a Associação dos Vaqueiros, Aboiadores e Pequenos Criadores dos Sertões de...

Dina Maria Martins Lima nasceu em Canindé, no Sertão Central. É vaqueira e aboiadora. Fundou ainda nos anos 80, a Associação dos Vaqueiros, Aboiadores e Pequenos Criadores dos Sertões de Canindé, com mais de 260 vaqueiros. Presidiu a associação em seis mandatos. Em 2005 foi reconhecida como mestra da Cultura do Estado do Ceará. Em 2007 foi considerada a segunda mulher mais influente na cultura popular brasileira. Mestra Dona Dina, a Rainha dos Vaqueiros, inspirou filmes, cordéis e livros. É considerada a maior incentivadora dos costumes e tradições do vaqueiro no Nordeste. Já foi agraciada com o prêmio mais importante da cultura nacional, através da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural, do Ministério da Cultura, o prêmio Culturas Populares, Edição de 100 anos de Mazzaropi. Participou de programas de TV e documentários
nacionais e internacionais.

Dodora Guimarães

Dodora Guimarães

Fundadora do Instituto Sérvulo Esmeraldo, curadora e viúva do artista, que é considerado um dos maiores escultores do país.


Dodora Guimarães é fundadora do Instituto Sérvulo Esmeraldo. É curadora, guardiã e viúva do artista, que morreu em 2017 e é considerado um dos maiores nomes brasileiros da escultura, gravura,...

Dodora Guimarães é fundadora do Instituto Sérvulo Esmeraldo. É curadora, guardiã e viúva do artista, que morreu em 2017 e é considerado um dos maiores nomes brasileiros da escultura, gravura, ilustração e pintura. É quem comanda o restauro de grandes obras de Sérvulo em Fortaleza. Ao todo, são cerca de quarenta obras públicas ou integradas à arquitetura da cidade. O desejo de Dodora é revitalizar cada uma, criando, inclusive, mecanismos para manutenção e conservação das peças, além de sinalizar a autoria do artista - muitas vezes desconhecida do público. Além disso, Dodora é a principal mantenedora e divulgadora da obra do artista após a sua morte.

Dona Conceição

Dona Conceição

É presidente da Associação de Artesãos de Curral Grande (Artfio). O artesanato desempenhado na localidade mudou a vida das mulheres de Curral Grande.


Dona Conceição Juvêncio é presidente da Associação de Artesãos de Curral Grande (Artfio), em São Gonçalo do Amarante, a 60 quilômetros de Fortaleza. Fundada em 2004, a Artfio reúne cerca...

Dona Conceição Juvêncio é presidente da Associação de Artesãos de Curral Grande (Artfio), em São Gonçalo do Amarante, a 60 quilômetros de Fortaleza. Fundada em 2004, a Artfio reúne cerca de 40 mulheres da comunidade. Na associação, as linhas e as cores são transformadas nos mais diversos artigos para casa, como tapetes, caminhos de mesa, toalhas e colchas de cama. O artesanato desempenhado na localidade mudou a vida das mulheres de Curral Grande. Dona Conceição atua na linha de frente para conquistar direitos para as artesãs. Em 2008, por exemplo, com apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Artfio recebeu cursos, revisão de estatuto e a nova logística fez as produções chegarem a outros estados pela participação de feiras. Com o reconhecimento e a valorização dessa arte, as peças são levadas para outros estados, como Alagoas, Pernambuco, Goiás e São Paulo. Uma das maiores fãs das artesãs da Artfio é a cantora Marisa Monte, que já visitou a Associação.

Ederson Fernandes

Ederson Fernandes

É músico violista da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP). Já participou de importantes festivais pelo Brasil.


Nascido em Fortaleza, Ederson Fernandes iniciou seus estudos musicais aos 11 anos de idade. Em 2005, ganhou o prestigioso Concurso Nacional de Cordas Paulo Bosísio, e no ano seguinte se formou no...

Nascido em Fortaleza, Ederson Fernandes iniciou seus estudos musicais aos 11
anos de idade. Em 2005, ganhou o prestigioso Concurso Nacional de Cordas Paulo Bosísio, e no ano seguinte se formou no Conservatório de Tatuí, em São Paulo. Já participou de importantes festivais pelo Brasil, entre eles o Festival de Inverno Campos do Jordão e o Festival Eleazar de Carvalho. Ex-aluno da Academia de Música da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP) e hoje integra a Orquestra, paralelamente às atividades de música de câmara.

Edmilson Filho

Edmilson Filho

Ator de cinema e teatro, comediante, tricampeão brasileiro de taekwondo e estrela do sucesso de bilheteria Cine Holliúdy.


Edmilson Filho é cearense, natural de Fortaleza. O ator e comediante conquistou projeção nacional ao dar vida ao personagem Francigleydisson, do longa Cine Holliúdy, primeiro filme nacional...

Edmilson Filho é cearense, natural de Fortaleza. O ator e comediante conquistou projeção nacional ao dar vida ao personagem Francigleydisson, do longa Cine Holliúdy, primeiro filme nacional falado em cearensês e onde conseguiu reunir duas paixões: a comédia e as artes marciais. Edmilson é tricampeão nacional de Taekwondo e iniciou nos esportes aos 12 anos com a prática de Kung Fu. Único artista na família, já fez sete filmes, além de espetáculos teatrais, produções para a TV, internet e séries. Além de ator, também tem produções como diretor e roteirista. Em 1993 ganhou o Festival de Humor no Ceará e entre outros diversos prêmios, o de Melhor Ator no “Prêmio Quem” em 2013 com o longa Cine Holliúdy.

Fah Fonseca

Fah Fonseca

É a única corredora cadeirante que representa o Estado em nível nacional e internacional. Representou o Brasil na Paralimpíada Rio 2016.


Nascida com mielomeningocele, Fah teve que fazer uma cirurgia de emergência dois dias depois, pois estava com a medula espinhal fora da coluna. Andou até os 13 anos. Entretanto, na adolescência...

Nascida com mielomeningocele, Fah teve que fazer uma cirurgia de emergência dois dias depois, pois estava com a medula espinhal fora da coluna. Andou até os 13 anos. Entretanto, na adolescência perdeu os movimentos e a força de locomoção das pernas. O que lhe deu ânimo para viver foi o amor pelo atletismo. Aos 17 anos, ganhou a primeira cadeira de rodas e uma nova
perspectiva de vida, através do esporte. Representou o Brasil na Paralimpíada Rio 2016. Tem mais de 60 medalhas em competições nacionais e internacionais. Foi bronze e prata na Meia Maratona de Lisboa, segundo lugar na Maratona de Dullug, em Los Angeles e na Meia Maratona do Japão em 2015.

Francisco de Almeida

Francisco de Almeida

É xilogravurista premiado. Participou de exposições em Fortaleza, em Sobral, em São Paulo, no Rio de Janeiro, em Porto Alegre, na Argentina e na Espanha.


Francisco de Assis Rodrigues de Almeida nasceu no Crato e é xilogravurista. Filho de pai ourives e mãe bordadeira e neto de avó rendeira, começou a desenhar cedo observando o pai. Mudou-se para...

Francisco de Assis Rodrigues de Almeida nasceu no Crato e é xilogravurista. Filho de pai ourives e mãe bordadeira e neto de avó rendeira, começou a desenhar cedo observando o pai. Mudou-se para Fortaleza aos 15 anos e estudou xilogravura com Sebastião de Paula. Posteriormente, frequentou cursos de pintura na Universidade Federal do Ceará e na Universidade de Fortaleza. Participou de exposições em Fortaleza, em Sobral, em São Paulo, no Rio de Janeiro, em Porto Alegre, na Argentina e na Espanha, com destaque para sua participação no Panorama da Arte Brasileira do MAM, em São Paulo (2005), na Bienal de Valência, em 2007, e na VII Bienal do Mercosul, em Porto Alegre (2009). Sua produção se debruça principalmente sobre a religiosidade nordestina. Recebeu prêmios no Salão de Abril, Salão CDL de Artes Plásticas, e Talentos Teleceará, entre outros. Sua obra está representada em coleções públicas e privadas do Brasil e exterior.

Gonçalo Ferreira

Gonçalo Ferreira

Poeta, contista e ensaísta. Um dos fundadores da Academia Brasileira de Literatura de Cordel. É autor de diversos livros sobre a literatura de cordel.


Gonçalo Ferreira da Silva é poeta, contista e ensaísta. Nasceu em Ipu, em 1937. Aos quatorze anos, vai para o Rio de Janeiro, onde, em 1963, publica, pela o primeiro livro: Um resto de razão,...

Gonçalo Ferreira da Silva é poeta, contista e ensaísta. Nasceu em Ipu, em 1937. Aos quatorze anos, vai para o Rio de Janeiro, onde, em 1963, publica, pela o primeiro livro: Um resto de razão, coletânea de contos regionais do Nordeste. No mesmo ano lança seu primeiro folheto de cordel, Punhos Rígidos. Entre 1963 e 1978 trabalha como funcionário da Rádio Ministério da Educação, no Rio de Janeiro. Cursa Letras na PUC/RJ, entre 1970 e 1973. Trabalha como redator do jornal A Voz do Nordeste e da revista Abnorte-Sul entre 1980 e 1988. É um dos fundadores da Academia Brasileira de Literatura de Cordel, na qual atua como presidente no período de 1988 a 1996. É membro de várias academias de letras estaduais, entre elas a do Rio de Janeiro. Autor de diversos livros sobre a literatura de cordel. É autor de poemas como Meninos de Rua e a Chacina da Candelária, vertido para o francês por Jean Louis Christinat, e Mahatma Gandhi, traduzido para o inglês por Manoel Santa Maria.

Guilherme Walraven

Guilherme Walraven

É fundador da clínica terapêutica Caminho da Luz. Foi dependente de crack e dormiu na rua. Hoje, inspira e transforma vidas.


Guilherme Bezerra Walraven é fundador da clínica terapêutica Caminho da Luz, que tem sede em Aquiraz. . Teve seu contato com a droga pela primeira vez ainda adolescente. Aos 14 anos, teve sua...

Guilherme Bezerra Walraven é fundador da clínica terapêutica Caminho da Luz, que tem sede em Aquiraz. . Teve seu contato com a droga pela primeira vez ainda adolescente. Aos 14 anos, teve sua primeira internação em uma clínica terapêutica. Chegou a dormir na rua - inclusive na Cracolândia paulista, enrolado em um lençol junto a outros “zumbis”. Furtou, foi preso, vendeu droga sintética, fugiu de internação - não nessa ordem nem apenas uma única vez. Enganou os pais e a si mesmo em diversas situações. Até os 20 anos de idade, foram mais de 15 internações. O fundo do poço foi quando tentou suicídio. Depois de seis meses em tratamento e dois anos trabalhando no Instituto Volta Vida, quis voltar e ganhou o mundo. Hoje, Guilherme administra a clínica Caminho da Luz, mas carrega seu passado como exemplo de superação e é inspiração para transformar vidas.

Hedla Lopes

Hedla Lopes

Hedla Lopes é uma nadadora e triatleta cearense. Já participou 22 vezes do Ironman Triathlon, que é o maior circuito de Triathlon do mundo.


Hedla Lopes é nadadora e triatleta cearense. Iniciou na natação aos 10 anos de idade, por recomendação médica, e aos 15 já competia com adultas. Foi a primeira mulher do Norte e Nordeste do...

Hedla Lopes é nadadora e triatleta cearense. Iniciou na natação aos 10 anos de idade, por recomendação médica, e aos 15 já competia com adultas. Foi a primeira mulher do Norte e Nordeste do Brasil a disputar os jogos Pan-Americanos, em 1975, quando competiu na prova de natação.. Entre outras conquistas, ela ganhou os títulos Cearense, Norte-Nordeste, Brasileiro e o Tricampeonato da travessia do Rio Negro. Já na categoria master, foi campeã Olímpica Master nos 800m livre na Dinamarca, em 1989, e campeã e recordista Latino-Americano e do Caribe de Master de Natação em 1999. Aos 45 anos, se tornou triatleta. Já participou 22 vezes do Ironman Triathlon, que é o maior circuito de Triathlon do mundo. Em 2015, aos 57 anos, venceu o Ironman Triathlon na categoria 55 a 59 anos.

Hiramisa Serra

Hiramisa Serra

É considerada a Dama do Teatro Cearense. Estreou em 1958. Em 1979, foi indicada para o prêmio Mambembe de Melhor Atriz.


Hiramisa Serra nasceu em Itapipoca. Tem mais de 60 anos de carreira. É considerada a Dama do Teatro Cearense e principal nome feminino da Comédia Cearense. Foi casada com Haroldo Serra, maior...

Hiramisa Serra nasceu em Itapipoca. Tem mais de 60 anos de carreira. É considerada a Dama do Teatro Cearense e principal nome feminino da Comédia Cearense. Foi casada com Haroldo Serra, maior teatrólogo da história do Ceará. A relação das peças de que participou, sempre com indiscutível êxito, é grande. Inclui Rosa do Lagamar; O Simpático Jeremias; Morro do Ouro e A Farsa do Cangaceiro Astucioso. Em 1979, foi indicada para o prêmio Mambembe de Melhor Atriz, ao lado de Fernanda Montenegro, Aracy Balabanian e Clarisse Abujamra. Também trabalhou na remontagem das burletas de Carlos Câmara e da opereta Valsa Proibida, de Paurilo Barroso (versão de 1965, apresentada no Rio de Janeiro). No cinema, atuou em: O Quinze, O Caminho das Nuvens e Área Q.

Irmãos Aniceto

Irmãos Aniceto

Os Irmãos Aniceto mantém, através de várias gerações da família, a arte de tocar, dançar e representar o Cariri cearense em uma manifestação autêntica, única e original.


Ícones da cultura e da tradição no sul do Ceará, os Irmãos Aniceto trazem no sangue a ancestralidade dos índios kariris. A Banda Cabaçal formada por eles surgiu em 10 de maio de 1835, tendo...

Ícones da cultura e da tradição no sul do Ceará, os Irmãos Aniceto trazem no sangue a ancestralidade dos índios kariris. A Banda Cabaçal formada por eles surgiu em 10 de maio de 1835, tendo como idealizador José Lourenço da Silva (pai do Mestre Antônio). As performances do grupo contam com instrumentos de sopro e percussão, como pífanos (pequenas flautas transversais), zabumba, caixa e pratos de metal. Durante a trajetória artística, já se apresentaram ao lado de importantes nomes da música brasileira, como o multi-instrumentista Hermeto Paschoal e o conjunto Quinteto Violado. Também participaram de diversos filmes e documentários para a TV. O legado atribuído aos irmãos rendeu a eles o título de Patrimônio Cultural Imaterial.

Isabela Sousa

Isabela Sousa

Atleta, a cearense é destaque mundial na categoria bodyboarder. Tetracampeã mundial de bodyboard, é referência nos esportes radicais aquáticos desde 2010.


Cearense, natural de Caucaia, Isabela Sousa cresceu na praia do Icaraí, onde deu seus primeiros passos no esporte. Tem 31 anos. Tetracampeã mundial de bodyboard, é referência nos esportes...

Cearense, natural de Caucaia, Isabela Sousa cresceu na praia do Icaraí, onde deu seus primeiros passos no esporte. Tem 31 anos. Tetracampeã mundial de bodyboard, é referência nos esportes radicais aquáticos desde 2010, quando garantiu o título de melhor do planeta pela 1.ª vez. Em 2016, sagrou-se tetracampeã mundial da categoria (2010, 2012, 2013 e 2016). Também em 2016, fez história se tornando a primeira mulher da modalidade a surfar nas ondas gigantes de Nazaré, também em Portugal. Foi campeã do Circuito Europeu, tricampeã latino-americana e bicampeã brasileira. Atualmente é atleta do Estoril Praia, de Portugal, clube que representa desde 2018, com grande destaque.

Irmãos Rocha

Irmãos Rocha

Manoel Rocha e Francisco Rocha são donos da FS Rocha Pescados e Mariscos. Vendiam peixe em uma caixa de isopor. Hoje, são donos da maior loja de mariscos do Ceará.


Manoel Rocha e Francisco Rocha são donos da FS Rocha Pescados e Mariscos. Os irmãos começaram em 1998, vendendo peixes em uma caixa de isopor, na esquina da rua Padre Valdevino com Nunes Valente,...

Manoel Rocha e Francisco Rocha são donos da FS Rocha Pescados e Mariscos. Os irmãos começaram em 1998, vendendo peixes em uma caixa de isopor, na esquina da rua Padre Valdevino com Nunes Valente, no bairro Dionísio Torres. Com pouca instrução escolar, mas com vocação empreendedora, superaram as dificuldades e se tornaram grandes empresários. Hoje, a FS Rocha é a maior loja de venda de mariscos do Ceará e uma das maiores do nordeste. Seus produtos – peixes, incluindo bacalhau, salmão e tilápia – e mais camarão, lagosta e carne de caranguejo, são fornecidos para grandes empresas e restaurantes do Norte e do Sul do país. Atualmente, o prédio da FS Rocha ocupa uma área de 3 mil m². A empresa vende também outros produtos regionais, como castanha de caju e doces.

Izaíra Silvino

Izaíra Silvino

Compositora, Arranjadora, Bandolinista, Violinista, Regente, Cantora, Coralista, Professora, Mestre em Educação, Produtora Cultural, Escritora.


Dentro e fora da música, Izaira Silvino é muitas: compositora, arranjadora, bandolinista, violinista, regente, cantora, coralista, professora, mestre em Educação, produtora cultural, escritora....

Dentro e fora da música, Izaira Silvino é muitas: compositora, arranjadora, bandolinista, violinista, regente, cantora, coralista, professora, mestre em Educação, produtora cultural, escritora. Personalidade que dá nome ao Centro Acadêmico do Curso de Licenciatura em Música da UFC.

João Carlos 'Fera'

João Carlos 'Fera'

É professor de surfe. Acumula uma jornada de 24 anos como professor e idealizador da Escola Beneficente de Surfe Titanzinho (EBST).


João Carlos Sobrinho, conhecido como João Carlos "Fera" é um surfista veterano. Nascido em Fortaleza, concluiu o ensino fundamental nesta capital. Acumula experiência de 24 anos como professor e...

João Carlos Sobrinho, conhecido como João Carlos "Fera" é um surfista veterano. Nascido em Fortaleza, concluiu o ensino fundamental nesta capital. Acumula experiência de 24 anos como professor e idealizador da Escola Beneficente de Surfe Titanzinho (EBST), que une o surfe ao social para resgatar a cidadania dos jovens, combatendo a violência e fomentando a educação. Enveredou também para a política, no qual está como suplente de vereador da sua cidade natal. Diariamente “Fera” salva vidas através do esporte, transformando o que tenderia para a violência em um belo talento esportivo.

Joaquim Melo

Joaquim Melo

Criador do Banco Palmas, o primeiro banco comunitário de desenvolvimento do país, que existe há mais de 20 anos.


Joaquim de Melo Neto tem 46 anos. É teólogo e educador. Nasceu no Recife e mora em Fortaleza. Criou em1998 o Banco Palmas, o primeiro comunitário do país e o mais importante, e introduziu um...

Joaquim de Melo Neto tem 46 anos. É teólogo e educador. Nasceu no Recife e mora em Fortaleza. Criou em1998 o Banco Palmas, o primeiro comunitário do país e o mais importante, e introduziu um modelo inédito com propriedade e gestão da comunidade. É gerido localmente pela Associação dos Moradores do Conjunto Palmeira. A missão do Banco é implementar projetos de trabalho e geração de renda através de sistemas de economia solidária, primariamente focada na superação da pobreza urbana e rural. O objetivo é garantir microcréditos para produção e consumo local, com taxas de juros mínimos e sem requisitos para inscrição, comprovante de renda, ou fiador (a confiabilidade do tomador é garantida por vizinhos). A rede de bancos comunitários já atendeu cerca de 200 mil pessoas no país. Abrange 33 municípios de seis Estados (CE, PI, MA, BA, ES e MS).

Karla Karenina

Karla Karenina

É uma atriz, humorista, cantora, escritora, professora teatral e dançarina brasileira. Participou de filmes nacionais e novelas da TV Globo.


Karla Karenina Sales Fernandes, mais conhecida como Karla Karenina, nasceu em Fortaleza, em 1967. É atriz, humorista, cantora, escritora, professora teatral e dançarina brasileira. Começou sua...

Karla Karenina Sales Fernandes, mais conhecida como Karla Karenina, nasceu em Fortaleza, em 1967. É atriz, humorista, cantora, escritora, professora teatral e dançarina brasileira. Começou sua carreira na TV Ceará em 1992. Viajou para o Sudeste, onde foi rapidamente contratada pela Rede Globo para fazer a “Meirinha”, na Escolinha do Professor Raimundo, famoso programa de TV comandado pelo mestre do humor, Chico Anysio. Nos anos 2000, ela passa também a atuar no cinema. Seus filmes mais famosos e de grande público foram Cine Holliúdy e Cilada.com. Participou também de novelas da TV Globo, como Morde & Assopra, Andando nas Nuvens e A Força do Querer. Atualmente faz parte do elenco do programa Os Roni, da TV por assinatura Multishow.

Laila Ferrer

Laila Ferrer


Laila cresceu com aptidão para o mundo do esportes, no município de Pacatuba, no Ceará. Ganhou bolsas em colégios, treinava handball desde cedo. Fez o curso de Educação Física na Unifor e...

Laila cresceu com aptidão para o mundo do esportes, no município de Pacatuba, no Ceará. Ganhou bolsas em colégios, treinava handball desde cedo. Fez o curso de Educação Física na Unifor e conheceu o atletismo através de um de seus professores, no ano de 2005, aos 25 anos. Idade considerada “tarde” para iniciar uma carreira esportiva. A atleta não desistiu dos seus sonhos e foi para às Olimpíadas de 2012.

Lívia Vasconcelos

Lívia Vasconcelos

Lívia é o único registro no mundo de uma síndrome rara. É palestrante motivacional e transforma a vida de muitas pessoas.


Aos 3 anos de idade, Lívia Vasconcelos foi diagnosticada com uma síndrome rara, a displasia espondilometafisária com frouxidão ligamentar. A síndrome é a junção de várias doenças que...

Aos 3 anos de idade, Lívia Vasconcelos foi diagnosticada com uma síndrome rara, a displasia espondilometafisária com frouxidão ligamentar. A síndrome é a junção de várias doenças que comprometem o crescimento e o desenvolvimento dos órgãos do corpo. Hoje, aos 27 anos, Lívia tem 1 metro e cinco centímetros de altura e é o único registro no mundo da síndrome. Em 2014, ela decidiu contar a própria história e se tornou palestrante motivacional. É também digital influencer, com quase 50 mil seguidores no Instagram. Lívia está cada dia mais estimulada a vencer e a ajudar pessoas a superarem seus próprios obstáculos.

Maria de Tiê

Maria de Tiê

Suas toadas e emboladas de coco divulgam as tradições e práticas culturais próprias de seu povo, de raiz cultural africana e afro-brasileira.


Maria Josefa da Conceição, conhecida como Maria de Tiê, nasceu em Porteiras. Tem 59 anos, dos quais 41 anos são dedicado aos fazeres e saberes da dança do coco e do maneiro-pau na Comunidade...

Maria Josefa da Conceição, conhecida como Maria de Tiê, nasceu em Porteiras. Tem 59 anos, dos quais 41 anos são dedicado aos fazeres e saberes da dança do coco e do maneiro-pau na Comunidade Quilombola dos Souza, localizada no Sítio de Vassourinha, zona rural do município. Suas toadas e emboladas de coco divulgam as tradições e práticas culturais próprias de seu povo, como forma de reconhecimento e valorização da transmissão entre as gerações dos saberes de raiz cultural africana e afro-brasileira. História e cultura repassada pelo seu pai, o Mestre Luiz Manoel de Souza, que foi mestre de reisado, embolador de coco e Maneiro-Pau. Maria de Tiê dedica-se também através de sua dança, cores e cantos à luta pelos direitos da mulher negra, pelo respeito à diversidade étnica e à sua própria história.

Maviniê Mota

Maviniê Mota

É coordenadora da Associação Grão de Cor, que confecciona as tradicionais garrafinhas de areia colorida, arte característica do Ceará.


A cearense Maria Maviniê Mota, há mais de 30 anos, ganha a vida colorindo garrafinhas, quadros, chaveiros e tudo o que comporte sua arte. Ela é coordenadora da Associação Grão de Cor, que...

A cearense Maria Maviniê Mota, há mais de 30 anos, ganha a vida colorindo garrafinhas, quadros, chaveiros e tudo o que comporte sua arte. Ela é coordenadora da Associação Grão de Cor, que reúne profissionais especialistas na confecção da arte. Já representou o Ceará em diversas feiras e encontros nacionais e internacionais. Acostumada a grandes eventos, a artesã, por exemplo, já preparou peças exclusivas para expor em Portugal. Criou quadros, garrafas e diversos produtos com paisagens icônicas de Vila do Conde, na Região Metropolitana do Porto.

Márcio Machado

Márcio Machado

Márcio Machado superou todos os obstáculos da vida e conseguiu ser o primeiro surdo bilateral do nordeste a concluir um curso de doutorado.


Márcio Machado superou todos os obstáculos da vida e conseguiu ser o primeiro surdo bilateral do nordeste a concluir um curso de doutorado. Nasceu no Ceará, onde se graduou em Projeto e...

Márcio Machado superou todos os obstáculos da vida e conseguiu ser o primeiro surdo bilateral do nordeste a concluir um curso de doutorado. Nasceu no Ceará, onde se graduou em Projeto e Implementação de Redes de Computadores e em Letras Libras. Em 2014 concluiu seu doutorado em educação. Possui curso de Metodologia para o Ensino da Língua Brasileira de Sinais, formação de Professor/Instrutor de Libras e Certificação do PROLIBRAS - Nível Superior. Foi diretor da Escola Bilíngue. Atualmente é professor dos cursos de Educação Física, Fisioterapia e Fonoaudiologia da Universidade de Fortaleza - UNIFOR, ministrando a disciplina de Libras. Tem experiência na área de educação, com ênfase em educação especial. É palestrante e professor convidado em instituições de ensino superior de todo o país.

Mailson Furtado

Mailson Furtado

Ator, diretor, dramaturgo, produtor cultural e cirurgião-dentista. Vencedor do 60º Prêmio Jabuti da Câmara Brasileira do Livro em 2018, nas categorias Livro do Ano e Poesia.


Mailson Furtado Viana nasceu em Cariré, em 1991. É ator, diretor, dramaturgo, produtor cultural e cirurgião-dentista, graduado pela Universidade Federal do Ceará, e em pós-graduação em...

Mailson Furtado Viana nasceu em Cariré, em 1991. É ator, diretor, dramaturgo, produtor cultural e cirurgião-dentista, graduado pela Universidade Federal do Ceará, e em pós-graduação em Endodontia pela Faculdade Paulo Picanço e em Gestão Cultural pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. Autor das obras Sortimento (2012), Conto a Conto (2013), Versos Pingados (2014), À Cidade (2017 - Vencedor nas categorias poesia e Livro do Ano no 60º Prêmio Jabuti), e Passeio pelas Ruas de Mim (2018). Produtor da Casa de Arte CriAr, membro-fundador da CIA teatral Criando Arte, da qual é diretor e ator, e do Grupo Literário Pescaria. Possui obras publicadas em jornais, revistas e antologias no Brasil e Portugal e mais de 10 textos encenados (e premiados) no teatro. É facilitador em cursos, oficinas e palestras sobre arte, cultura, literatura, teatro e protagonismo juvenil.

Mestre Júlio

Mestre Júlio

É considerado um dos maiores profissionais da fotopintura brasileira, com vasto conhecimento químico, histórico e digital da fotografia.


Júlio Santos nasceu em 1944, em Fortaleza, onde vive e trabalha. É fotógrafo, mestre da fotopintura, fotopintor contemporâneo e digital e artista plástico. É considerado um dos maiores...

Júlio Santos nasceu em 1944, em Fortaleza, onde vive e trabalha. É fotógrafo, mestre da fotopintura, fotopintor contemporâneo e digital e artista plástico. É considerado um dos maiores profissionais da fotopintura brasileira, com vasto conhecimento químico, histórico e digital da fotografia. Começou a trabalhar aos 12 anos. No início da década de 70, contribuiu para a reativação do Foto Paris, importante ateliê de fotopintura e estúdio fotográfico em Fortaleza. Em seguida, juntou-se a seu irmão Joaquim e a Antenor Medeiros (parceiro de seu pai Didi na fundação do Áureo Studio) para recuperar a sua oficina, formando a própria equipe de profissionais com garotos de rua. Aprendeu a trabalhar com programas digitais de reprodução e tratamento da imagem. Já expôs seu trabalho no exterior, como nas mostras coletivas Europália (Bruxelas, 2011); em Santo Domingo, na República Dominicana (2012); e em Montevidéu (2012), no Centro de Fotografia.

Moysés Azevedo Filho

Moysés Azevedo Filho

É fundador e moderador geral da Comunidade Católica Shalom, consultor do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização e membro do Dicastério para os Leigos, Família e Vida.


Moysés Azevedo Filho é fundador e moderador geral da Comunidade Católica Shalom, consultor do Pontifício Conselho para os Leigos, desde 2007, e do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova...

Moysés Azevedo Filho é fundador e moderador geral da Comunidade Católica Shalom, consultor do Pontifício Conselho para os Leigos, desde 2007, e do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, desde 2011. Nascido em 1959, em Fortaleza, foi educado em ambiente católico e, muito cedo, passou a liderar grupos de oração para jovens. Em 1980, foi escolhido pelo arcebispo de Fortaleza à época, Dom Aloísio Lorscheider, para oferecer um presente ao Papa João Paulo II, em nome da juventude da Arquidiocese. Em 9 de julho de 1982, exatamente dois anos após o encontro com o pontífice, nascia a Comunidade Católica Shalom. Foi convocado pela Santa Sé para participar, em Roma, dos Sínodos sobre a Eucaristia, em 2005, e sobre a Palavra de Deus, em 2008. Participou, em 2007, da V Conferência Episcopal da América Latina em Aparecida, como representante dos movimentos eclesiais e novas comunidades do continente.

Neuma Figueiredo

Neuma Figueiredo

É criadora e diretora da CASACOR Ceará, um dos maiores eventos de arquitetura e design do nordeste, que tem mais de 20 anos de história.


Neuma Figueiredo é empresária e criou a CASACOR Ceará, um dos maiores eventos de arquitetura e design do nordeste, em 1999. Quando criança, ela escreveu uma carta para o pai onde dizia que um dia...

Neuma Figueiredo é empresária e criou a CASACOR Ceará, um dos maiores eventos de arquitetura e design do nordeste, em 1999. Quando criança, ela escreveu uma carta para o pai onde dizia que um dia iria projetar a casa da família. Em 1977, a família abriu uma loja de artesanato que foi batizada como “Nica”, apelido da irmã mais nova, e que foi um grande sucesso. A empresária foi conquistando espaço e reconhecimento no mundo da arquitetura e decoração, até ser chamada para dirigir a primeira CASACOR no Ceará. O convite veio diretamente da Olga Krell, um dos grandes nomes da decoração do Brasil. A CASACOR Ceará abre espaço para os principais arquitetos, designers de interiores e paisagistas do estado exporem seus trabalhos a um público cada vez maior. Em 2015, por exemplo, a CASACOR Ceará chegou a registrar público recorde de 43 mil pessoas.

Olga Freire

Olga Freire

Fundadora da Associação Peter Pan, Olga Freire se tornou símbolo de inspiração e esperança para muitas famílias que enfrentam a difícil realidade do câncer Infantojuvenil.


Olga foi Oficiala de Justiça Avaliadora Federal no Tribunal Regional do Trabalho 7ª Região, é Membro do Comitê de Fundação e Ex - Conselheira da 1ª Organização de Saúde do Ceará -...

Olga foi Oficiala de Justiça Avaliadora Federal no Tribunal Regional do Trabalho 7ª Região, é Membro do Comitê de Fundação e Ex - Conselheira da 1ª Organização de Saúde do Ceará - Hospital Waldemar de Alcântara, Ex-presidente da Federação Espírita do Estado do Ceará, Ex-secretária Regional Nordeste da Federação Espírita Brasileira e atual Presidente da Associação Peter Pan. Deu início a uma história de amor, solidariedade e esperança e sonhou em mudar a realidade do câncer infantojuvenil no Estado do Ceará. Tornou esse sonho contagioso, alcançando corações solidários na Terra da Luz, Brasil a dentro e mundo a fora. Olga Lúcia Freire é uma pessoa que acredita que "o amor tudo pode!".

Padre Eugenio Pacelli

Padre Eugenio Pacelli

Sacerdote Jesuíta; Mestre em Teologia, e diretor Pastoral do Colégio Santo Inácio e do Polo Universitário Santo Inácio. Idealizador da Noite da Misericórdia e da Missa com Crianças. Fundador do Movimento Amare.


Natural de Ibiapina, Padre Eugênio Pacelli Correia Aguiar, é Sacerdote Jesuíta, ordenado há 24 anos, diretor pastoral do Colégio Santo Inácio, padre estudioso e dedicado à sua missão de amar...

Natural de Ibiapina, Padre Eugênio Pacelli Correia Aguiar, é Sacerdote Jesuíta, ordenado há 24 anos, diretor pastoral do Colégio Santo Inácio, padre estudioso e dedicado à sua missão de amar e servir, lema de sua congregação. Graduado em Administração, Teologia e Filosofia, Padre Eugênio é Mestre em Teologia, com a dissertação "O sofrimento de Deus na Cruz do Filho", segundo o teólogo luterano Jürgen Moltmann, além de ter escrito mais duas obras: "Encontros com a Misericórdia" e "Mensagens de Fé e Esperança em tempos de covid", fruto da iniciativa da Assembleia Legislativa, por meio do INESP. Com seu carisma tem se dedicado às família cearenses, fundou o Movimento de jovens casais, "Amare", e o de casais em segunda união, Amoris Laetitia. Padre Eugênio é idealizador da celebração "Noite de Misericórdia", realizada às segundas-feiras, na quadra do Colégio Santo Inácio, que congrega cerca de 5 mil pessoas e da "Missa com Crianças", que reúne mais de mil crianças semanalmente, aos domingos, na quadra da escola da qual é diretor. Também foi pároco da Igreja Cristo Rei durante 12 anos.

Regina Barbosa

Regina Barbosa

Fundou a Casa de Vovó Dedé, instituição sem fins lucrativos que tem como objetivo promover o desenvolvimento de crianças e jovens.


Regina Marta Albuquerque Barbosa nasceu no Maranhão e veio para Fortaleza ainda criança. Aos 15 anos conheceu Mansueto Barbosa, com quem se casou e teve quatro filhos, que futuramente lhes deram...

Regina Marta Albuquerque Barbosa nasceu no Maranhão e veio para Fortaleza ainda criança. Aos 15 anos conheceu Mansueto Barbosa, com quem se casou e teve quatro filhos, que futuramente lhes deram sete netos e três bisnetos. Em 1993, ao lado de seu falecido marido, ela fundou a Casa de Vovó Dedé, instituição sem fins lucrativos localizada na Barra do Ceará, que tem como objetivo promover o desenvolvimento humano, pessoal e profissional, por meio da arte, cultura e educação, de crianças e jovens, entre seis e 29 anos, que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Regina já acolheu mais de 30 mil crianças e jovens em sua instituição, durante quase três décadas. Por seu belo trabalho já foi homenageada pelo Governo do Ceará com a Medalha da Abolição, maior honraria concedida pelo Estado.

Renan Cruz

Renan Cruz

Estudante de escola pública cearense que se tornou engenheiro da maior empresa de games para celular da América Latina e uma das maiores do mundo.


Renan Cruz nasceu em uma família humilde do Ceará. Dedicado e persistente, estudou bastante e passou no vestibular mais difícil do país, o do Instituto Tecnológico da Aeronáutica - ITA....

Renan Cruz nasceu em uma família humilde do Ceará. Dedicado e persistente, estudou bastante e passou no vestibular mais difícil do país, o do Instituto Tecnológico da Aeronáutica - ITA. Concluiu a graduação e hoje é Engenheiro de Infraestrutura de Dados da TFG, maior empresa de games para celular da América Latina e uma das maiores do mundo. Em seis anos, a empresa lançou mais de 60 jogos, incluindo sucessos como Sniper 3D, o jogo FPS líder na App Store e Google Play Store, e Colorfy, o aplicativo de colorir mais popular do mundo. Nossos jogos foram baixados 1 bilhão de vezes em 115 países.

Rosemberg Cariry

Rosemberg Cariry

Rosemberg Cariry, nasceu em Farias Brito, em 1953. É cineasta, roteirista, documentarista, produtor, poeta e escritor.


Antônio Rosemberg de Moura, conhecido como Rosemberg Cariry, nasceu em Farias Brito, em 1953. É cineasta, roteirista, documentarista, produtor, poeta e escritor. A primeira investida de Rosemberg...

Antônio Rosemberg de Moura, conhecido como Rosemberg Cariry, nasceu em Farias Brito, em 1953. É cineasta, roteirista, documentarista, produtor, poeta e escritor. A primeira investida de Rosemberg foi ainda no Crato, no curta de ficção A Profana Comédia(1975). No final da década de 70, realizou um média-metragem sobre o poeta popular Patativa do Assaré e faria inúmeros registros de manifestações das culturas populares e de eventos sociais, políticos e artísticos que agitaram a época. Em 1986, dirigiu seu primeiro filme de longa metragem, o documentário A Irmandade da Santa Cruz do Deserto. Já em 1995, Rosemberg Cariry obteve o Prêmio da Retomada do Cinema Brasileiro, do Ministério da Cultura, realizando o seu terceiro filme de longa metragem, Corisco e Dadá. O filme foi bem recebido pela crítica, teve lançamento comercial em muitas cidades brasileiras e obteve inúmeros prêmios no Brasil e no exterior. Lua Cambará - Nas Escadarias do Palácio, Cine Tapúia, e Patativa do Assaré – Ave Poesia são outras obras de Rosemberg.

Rosinha

Rosinha

Deficiente física que fundou, junto com as irmãs Ceilda e Cileide, a Associação Comunitária do Sítio Mocotó, em Várzea Alegre. A Associação expôs seus produtos na sede da Organização das Nações Unidas (ONU).


Foi por meio da arte que Maria Miguel de Oliveira, a dona Rosinha, descobriu que viver era possível. Deficiente física, com estatura de um metro, começou a produzir os próprios vestidos e as...

Foi por meio da arte que Maria Miguel de Oliveira, a dona Rosinha, descobriu que viver era possível. Deficiente física, com estatura de um metro, começou a produzir os próprios vestidos e as primeiras peças para vender ainda aos nove anos de idade. Fundou, junto com as irmãs Ceilda e Cileide, a Associação Comunitária do Sítio Mocotó, em Várzea Alegre, formada por agricultores e artesãs. A fabricação artesanal das redes de dormir e das varandas de crochê são a especialidade da associação, que também produz varandas, jogos americanos, sousplasts e tapetes de crochê, assim como bandejas, guardanapos e porta-pães bordados com ponto cruz. A Associação teve seu trabalho reconhecido em março de 2013, com exposição na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, e com o recebimento do Selo Ceart, em março de 2016.

Sergei de Castro

Sergei de Castro

É desenhista, pintor, gravador e designer. Como designer, possui trabalhos em diversas cidades do Brasil, em Nova York e Miami.


Sergei de Castro nasceu em Itapiúna, no Ceará, em 1967. É desenhista, pintor, gravador e designer. Participou de coletivas em diversas cidades brasileiras e no exterior. Como designer, possui...

Sergei de Castro nasceu em Itapiúna, no Ceará, em 1967. É desenhista, pintor, gravador e designer. Participou de coletivas em diversas cidades brasileiras e no exterior. Como designer, possui trabalhos em diversas cidades do Brasil, em Nova York e Miami. Em 1970, obteve o prêmio de desenho no XX Salão de Abril, em Fortaleza (CE). Individualmente, expôs em Fortaleza (CE) e no Rio de Janeiro (RJ). Participa da Casa Cor Ceará expondo seus trabalhos desde a sua primeira edição, em 1989.

Silvana Lima

Silvana Lima

Atleta de surf, considerada a principal surfista profissional brasileira da atualidade. Conquistou por oito vezes a marca de melhor surfista do país.


Silvana Lima é cearense, natural de Paracuru, litoral oeste do estado. De família humilde, começou a surfar ainda criança, com um pedaço de madeira improvisado. A primeira prancha de verdade...

Silvana Lima é cearense, natural de Paracuru, litoral oeste do estado. De família humilde, começou a surfar ainda criança, com um pedaço de madeira improvisado. A primeira prancha de verdade chegou aos 15 anos, como presente de um dos irmãos. "A partir daquele momento a minha vida mudou", conta. Silvana Lima é duas vezes vice-campeã mundial; bicampeã do WQS (World Qualifying Series); tetracampeã brasileira; eleita por oito vezes a melhor surfista do Brasil; campeã sul-americana; e vice-campeã dos Jogos Mundiais no Japão em 2019. Hoje, aos 35 anos, Silvana Lima, está classificada e vai representar o Ceará e o Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio, que acontecem de 23 de julho a 8 de agosto de 2021.

Silvero Pereira

Silvero Pereira

É ator e diretor. Nasceu em Mombaça, interior do Ceará. É formado em artes cênicas pelo Instituto Federal do Ceará. Tem atuação marcante na TV, cinema e teatro brasileiro.


Silvero Pereira é ator e diretor. Nasceu em Mombaça, interior do Ceará. É formado em artes cênicas pelo Instituto Federal do Ceará. Tem atuação marcante na TV, cinema e teatro brasileiro....

Silvero Pereira é ator e diretor. Nasceu em Mombaça, interior do Ceará. É formado em artes cênicas pelo Instituto Federal do Ceará. Tem atuação marcante na TV, cinema e teatro brasileiro. Começou a carreira artística aos 17 anos fazendo teatro. Além dos diversos trabalhos com grupos cearenses, ele fundou duas companhias em Fortaleza: a Inquieta Cia. de Teatros e o Coletivo Artístico As Travestidas. O Coletivo Artístico As Travestidas é composto por atores e atrizes transexuais e travestis e artistas transformistas. O projeto já produziu sete espetáculos, com temporadas nas regiões Sul e Sudeste. Sua estreia no cinema foi no longa metragem Serra Pelada (2013), que mais tarde, virou série na TV Globo. Participou da novela A Força do Querer (2017). Em 2019, estrelou o filme Bacurau, um sucesso de crítica e público.

Valentina Sampaio

Valentina Sampaio

É modelo. Nasceu em Aquiraz, cidade da Região Metropolitana de Fortaleza. Foi a primeira mulher trans a integrar o time de modelos da marca de lingerie norte-americana, Victoria’s Secret.


Valentina Sampaio é cearense, tem 22 anos e nasceu em Aquiraz. Estreou nas passarelas em 2014, no Dragão Fashion Brasil, evento de moda tradicional do Ceará ― e desde então sua carreira...

Valentina Sampaio é cearense, tem 22 anos e nasceu em Aquiraz. Estreou nas passarelas em 2014, no Dragão Fashion Brasil, evento de moda tradicional do Ceará ― e desde então sua carreira deslanchou. Chamou a atenção quando se tornou a primeira transexual a ser garota-propaganda da marca L’Oréal Paris, em 2016. Já em 2017, foi novamente pioneira ao ser a primeira modelo trans na capa da revista Vogue Paris. Hoje, mais do que nunca, Valentina é sinônimo de sucesso nas passarelas de todo o mundo, atuando para grandes marcas. Ela também tem registros fotográficos seus feitos pelas lentes de renomados fotógrafos.

Valquíria Ferreira

Valquíria Ferreira

De família humilde, ingressou na faculdade de Direito da UFC e passou em primeiro lugar para estagiar no Tribunal de Contas do Ceará.


Valquíria Oliveira Ferreira nasceu em uma família extremamente humilde. Foi abraçada pelo Projeto Caminhos, do Instituto Queiroz Jereissati, que tem como objetivo a criação de oportunidades para...

Valquíria Oliveira Ferreira nasceu em uma família extremamente humilde. Foi abraçada pelo Projeto Caminhos, do Instituto Queiroz Jereissati, que tem como objetivo a criação de oportunidades para jovens talentos que vêm famílias de baixa renda e que demonstram capacidade criativa e compromisso com a formação escolar. Valquíria ingressou na faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC) e, durante a jornada acadêmica, passou em primeiro lugar para o estágio no Tribunal de Contas do Ceará (TCE). Os bons frutos do Projeto Caminhos foram tão grandes, que seu primo, vendo seu desenvolvimento, entrou para o Projeto e passou para o IME - Instituto Militar de Engenharia, onde está concluindo sua graduação. O Instituto Queiroz Jereissati, criado em 2005, é uma entidade privada sem fins de lucro e apartidária. Objetiva contribuir para o desenvolvimento educacional, cultural, científico e social do Estado do Ceará.

Zé Tarcísio

Zé Tarcísio

José Tarcísio Ramos nasceu em Fortaleza, em 1941. É pintor, artista intermídia, gravador, escultor, cenógrafo e figurinista. Iniciou a carreira aos 19 anos.


Zé Tarcísio nasceu em 1941, em Fortaleza. Iniciou seus primeiros trabalhos aos 19 anos. No ano seguinte, viaja para o Rio de Janeiro, depois de ter conhecido Antônio Bandeira. Freqüenta o Curso...

Zé Tarcísio nasceu em 1941, em Fortaleza. Iniciou seus primeiros trabalhos aos 19 anos. No ano seguinte, viaja para o Rio de Janeiro, depois de ter conhecido Antônio Bandeira. Freqüenta o Curso Livre de Pintura na Escola Nacional de Belas Artes. Em 1971, é um dos representantes brasileiros na VII Bienal de Paris. E, em 1974, expondo no XXIII Salão Nacional de Arte Moderna, no Rio de Janeiro, ganha o prêmio nacional: uma viagem ao exterior. Em 2001, recebe a Medalha Boticário Ferreira, da Câmara Municipal de Fortaleza. Em 2003 retorna ao velho mundo, com algumas atividades: integra o júri da III Bienal Internacional de Arte Jovem, em Vila Verde, Portugal. Realiza sua primeira obra pública na Europa, na Escola Profissionalizante e promove oficinas culturais para crianças adolescentes em Portugal.

2019

Médico


Sulivan Mota, Médico
Fernando de Mendonça, Cientista
Iracema do Vale, Desembargadora
Espedito Seleiro, Artista

2018

Cientista


Descartes Gadelha, Artista Plástico
Beto Studart, Empresário
Kátia Arruda, Ministra do TST
Odorico Moraes, Médico

2017

Desembargadora


José Coêlho, Presidente do STM
Huygens Garcia, Médico
Liberal de Castro, Arquiteto
Maria da Penha, Biofarmacêutica

2016

Artista


Anastácio de Queiroz Sousa, Médico
Angela Maria Rossas Mota de Gutiérrez, Escritora
Teodoro Silva Santos, Desembargador
Karim Aïnouz, Cineasta

2015


Cid Ferreira Gomes, Engenheiro
Elias Geovani Boutala Salomão, Médico
Jesualdo Pereira Farias, Professor
Lúcia Maria Alcântara de Albuquerque, Médica

2014


Empresário Roberto Proença de Macêdo
Jurista Hugo de Brito Machado
Médica Glaura Férrer Dias Martins
José Ramos Torres de Melo Filho, Responsabilidade Social

2013


Pesquisadora Zélia Rouquayrol
Ministro Raul Araújo Filho
Médico Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho
Empresário Antenor Barros Leal

2012


Médico Alberto Lima de Souza
Empresário Euvaldo Bringel Olinda
Procurador Roberto Monteiro Gurgel Santos
Ex-Ministro e ex-Governador Ciro Ferreira Gomes

2011


Artista Plástico Luiz Hermano Façanha Farias
Empresário Everardo Ferreira Telles
Jornalista Fernando César de Moreira Mesquita
Ministro Valmir Campelo Bezerra

2010


Bibliófilo José Augusto Bezerra
Coreógrafa Regina Passos
Médico Gilmário Mourão Teixeira
Artista Plástico Nilo de Brito Firmeza (Estrigas)

2009

Artista Plástico


Desembargador Fernando Ximenes
Padre Fred Solon
Empresário Honório Pinheiro
Escritora Isabel Lustosa

2008

Empresário


Escritora Ana Miranda
Político José Barroso Pimentel
Professor José Osvaldo Beserra Carioca
Ministro Ubiratan Diniz de Aguiar

2007

Ministra do TST


Empresário Deusmar de Queirós
Engenheiro Expedito Parente
Ministro Napoleão Maia
Esportista Shelda Bedê

2006

Médico


Jornalista José de Arimatéia Gomes Cunha
Médico Pedro Henrique Saraiva Leão
Coreógrafo Hugo Bianchi
Professor Ronaldo Couto Parente

2005


Bispo Adélio Tomasin
Cantor/Compositor Antônio Carlos Belchior
Advogado Álvaro Ribeiro Costa
Embaixadora Stela Pompeu Frota

2004


Professor Melquíades Pinto Paiva
Compositor Fausto Nilo
Empresário Jorge Parente Frota
Ministro Eunício Oliveira

2003


Teatrólogo Aderbal Freire Filho
Professor José de Abreu Matos
Embaixador Helder Martins de Moraes
Empresário Humberto Bezerra

2002


Irmã Elisabeth Silveira
Teatrólogo Haroldo Serra
Jornalista Luís Edgar de Andrade
Professor Roberto Cláudio Frota Bezerra

2001


Ministro Vicente Leal
Jornalista Cid Carvalho
Poeta Patativa do Assaré
Professor Plácido Cidade Nuvens

2000


Coreógrafa Dora Andrade
Empresário José Abraão Otoch
Padre Luigi Rebuffini
Estilista Lino Villaventura

1999


Teatrólogo B. de Paiva
Médico Glauco Lobo
Almirante-de-esquadra Valdir Bastos Ponte
Empresário Raimundo Viana

1998


Psicóloga Maria Violeta Arraes de Alencar Gervasieau
Jornalista Maria Adísia Barros de Sá
Humorista Antônio José Rodrigues Cavalcante
Médico José Murilo de Carvalho Martins

1997


Monsenhor André Viana Camurça
Ministro Francisco César Asfor Rocha
Maestro José Maria Florêncio Júnior
Senador Lúcio Gonçalo de Alcântara

1996


Artista Plástica Sinhá D’Amora
Escritor Gerardo Mello Mourão
Bibliógrafo José Bonifácio da Silva Câmara
Industrial Luiz Esteves Neto

1995


Professora Maria Calmon Porto
Educador Odilon Gonzaga Braveza
Advogado Francisco Ernando Uchôa Lima
Embaixador José Jerônimo Moscardo de Souza

1994


Médico José Oswaldo Soares
Jornalista Miguel Ângelo de Azevedo (Nirez)
Cineasta Luiz Carlos Barreto
Escritor e Jornalista Mozart Soriano Aderaldo

1993


Médico José Anastácio Magalhães
Empresário Fernando Nogueira Gurgel
Sacerdote José Linhares Ponte
Almirante Henrique Sabóia

1992


Médico Fernando Pompeu
Político Juraci Vieira de Magalhães
Banqueiro José Afonso Sancho
Professor Paulo Bonavides

1991


Banqueiro Jaime Pinheiro
Empresário Plínio de Pompeu Saboya Magalhães
Professor Roberto de Carvalho Rocha
Artista Plástico Sérvulo Esmeraldo

1990


Médico Aluysio Soriano Aderaldo
Médico Francisco Waldo Pessoa de Almeida
Escritor Manoel Eduardo Pinheiro Campos
Industrial Walder Ary

1989


Deputado Antônio Paes de Andrade
Professor Cláudio Martins
Artista Plástica Heloísa Ferreira Juaçaba
Médico José Edson Pontes

1988


Industrial Carlos Pereira de Souza
Cardeal José Freire Falcão
Poetisa e Teatróloga Nadir Papi de Saboya
Cantor e Compositor Raimundo Fagner Cândido Lopes

1987


Poeta Artur Eduardo Benevides
Industrial João Clemente Fernandes
Ministro José Reinaldo Tavares
Ministro Inácio Moacir Catunda Martins

1986


Artista Florinda Soares Bulcão
Jornalista Paulo Cabral de Araújo
Político Vicente Cavalcante Fialho
Professor Djacir Lima Menezes

1985


Senhor Carlos Mauro Cabral Benevides
Artista Plástico Clidenor Capibaribe
Diplomata Dário Moreira de Castro Alves
Dom Raimundo de Castro e Silva

1984


Médico Antônio Vandick de Andrade Ponte
Marechal-do-ar Casemiro Montenegro Filho
Industrial Ivens Dias Branco
Cantor e Compositor Luiz Gonzaga do Nascimento

1983


Senhor Audísio Môsca de Carvalho
Senhor Camilo Calazans de Magalhães
Humorista Francisco Anísio de Oliveira Paula Filho
Médico Haroldo Juaçaba

1982


Empresário Clóvis Rolim
Compositor Evaldo Gouveia
Ministro Mário David Andreazza
Médico Silas Munguba

1981


Empresário Antônio Romcy
General Francisco de Assis Bezerra
Pianista Jacques Klein
Bacharel Valfrido Salmito

1980


Industrial Jaime Tomaz de Aquino
Deputado Adauto Bezerra
Médico José Pontes Neto
Ator Renato Aragão

1979


Professora Eunice Barroso Damasceno
Maestro Eleazar de Carvalho
Deputado Flávio Portela Marcílio
Industrial Ivan de Castro Alves

1978


Artista Plástico Aldemir Martins
Empresário Casimiro José de Lima Filho
Médico Fernando de Campelo Gentil
Desembargador Virgílio de Brito Firmeza

1977


Jornalista Luís Cavalcante Sucupira
Escritora Rachel de Queiroz
Industrial Pedro Philomeno Gomes
Economista Antônio Nilson Craveiro Holanda

1976


Ministro Armando Ribeiro Falcão
Cardeal Aloísio Lorscheider
Professor Raimundo Girão
Industrial José Dias de Macêdo

1975


Desembargadora Auri Moura Costa
Professor Waldemar Alcântara e Silva
Industrial Thomás Pompeu de Souza B. Netto
Médico Eduardo Régis Jucá

1974


Governador César Cals de Oliveira Filho
Professor Antônio Martins Filho
Engenheiro José Lins de Albuquerque
Professor José de Guimarães Duque

1973


General Tácito Theophilo G. de Oliveira
Professor João Ramos Pereira da Costa
Professor Evandro Ayres de Moura
Senhora Dagmar de Albuquerque Gentil

1972


Engenheiro Geraldo Cabral Rôla
Engenheiro Luís de Campelo Gentil
Economista Rubens Vaz Costa
Senador Virgílio Fernandes Távora

1971


Engenheiro José Walter B. Cavalcante
Brigadeiro Jaime Peixoto da Silveira
General Jaime Portela de Melo
Governador Plácido Aderaldo Castelo