Sereia de Ouro


Atalhos


Agraciados

  • Karim Aïnouz, Cineasta

Karim Aïnouz é diretor de cinema e artista visual. Nasceu em Fortaleza e possui as cidadanias brasileira e francesa. Bacharelou-se em Arquitetura pela Universidade de Brasília e cursou mestrado em Studio Art pela New York University. Seus trabalhos foram exibidos em inúmeras mostras e museus, incluindo o Whitney Museum of American Art Biennial, MoMa Nova York, Bienal de São Paulo, Bienal de Sharjah, Parque Lage, Museu de Arte Contemporânea de Fortaleza e Festival Videobrasil.

Atualmente filma, em Berlim, um documentário sobre os quatro aeroportos da cidade e prepara um projeto sobre uma jornada noturna por cinco cidades do Ceará. Seu primeiro longa-metragem foi ‘Madame Satã’, que estreou na mostra ‘Un certain regard’ do Festival de Cinema de Cannes em 2002. Seus longas seguintes, ‘O Céu de Suely’ e ‘Viajo porque preciso, volto porque te amo’ (codirigido com Marcelo Gomes), estrearam no Festival de Veneza na Mostra Orizzonti em 2006 e 2009, respectivamente. Em 2011, ‘O abismo prateado’ teve sua estreia mundial em Cannes, na Quinzena dos Realizadores, e recebeu o prêmio de melhor diretor no Festival do Rio. A convite da Sharjah Art Foundation, realizou o filme ‘Sonnenallee’, exibido na Bienal de Sharjah em 2011.

É corroteirista dos filmes ‘Abril despedaçado’, de Walter Salles; ‘Cinema, aspirinas e urubus’, de Marcelo Gomes, e ‘Cidade Baixa’, de Sérgio Machado. Em 2102, participou do projeto ‘Destricted.br’, inspirado no projeto ‘Destricted de Larry Clark’, e integrou o júri da Cinéfondation e competição de curtas-metragens do 65º Festival de Cannes, em 2014 e foi presidente do júri do Festival do Rio. Seu último trabalho de documentário experimental foi ‘Domingo’, filmado no encontro com o artista dinamarquês Olafur Eliasson durante o 17º Festival Videobrasil, e que teve estreia mundial no Festival do Rio 2014.

Participou de vários programas como consultor de roteiros, entre eles ‘Sundance Screewriters Lab’ em Utah, nos Estados Unidos; ‘Screewriting Workshop’ promovido pela The Arab Fund for Arts & Culture, em Beirute, no Líbano, e curso de Desarollo de Proyectos Cinematográficos Ibero-americanos. Ganhou prêmios retrospectivas e residências artísticas em vários países, onde se consagrou com seus múltiplos talentos profissionais.



TV Verdes Mares
Sistema Verdes Mares
Praça da Imprensa S/N
Fortaleza, Ceará, 600000 Brasil