Sereia de Ouro


Atalhos


Agraciados

  • Angela Maria Rossas Mota de Gutiérrez, Escritora

Angela Maria Rossas Mota de Gutiérrez é licenciada em Letras e mestre em educação pela Universidade Federal do Ceará, também é doutora em Letras (licenciatura comparada) e pós-doutora em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais, com o projeto ‘O retrato de conselheiro: as múltiplas faces do Beato de Belo Monte’. Ocupa a cadeira nº 18 da Academia Cearense de Letras desde 1997.

É membro do Conselho Editorial da Editora da Universidade Federal do Ceará desde 2003, sócia efetiva e segunda vice-presidente do Instituto Histórico, Geográfico, Antropológico do Ceará desde 2013 e, ainda, membro da Associação Brasileira de Bibliófilos e da Sociedade Amigas do Livro. Entre outras atividades exercidas, foi diretora da Casa de José de Alencar, membro do Conselho de Cultura do Estado do Ceará e diretora-fundadora do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará, onde também fundou e foi a primeira coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras, membro da administração superior da UFC, professora de letras vernáculas, posteriormente, de literatura da UFC.

Iniciou a carreira de escritora com o livro ‘O mundo de Flora’, depois publicou ‘Vargas Llosa e o romance possível da América Latina’, ‘Canção de menina’, ‘Avis Rara’, ‘Luzes de Paris e o Fogo de Canudos’, ‘Os sinos de encarnação’ e ‘O silêncio da penteadeira’. Também possui outras obras em parceria: ‘Iracema, lenda do Ceará’, com Sânzio Azevedo; ‘Tributo a Moreira Campos e Natércia Campos’, com Vera Moraes; ‘Homenagem aos 60 anos de Clã -revista de cultura’, com Vera Moraes e Ana Remígio; ‘Bandeira: verso e traço’, com Estrigas; e ‘Dossiê Alencar 180 anos’, com Fernanda Coutinho e Vera Moraes. Em agosto, foi lançada a coletânea ‘Viagem ao mundo de Flora e outros mundos’.

Sua trajetória intelectual inclui muitas outras atividades culturais. Publicou vários artigos em livros e periódicos, proferiu conferências em instituições culturais, coordenou eventos artísticos, culturais e literários e elaborou pesquisas e projetos. Em todas as atividades, privilegia obras de grandes escritores como Machado de Assis, Alencar, Euclides da Cunha, Jorge Luís Borges e Vargas Llosa; a figura histórica de Tomaz Pompeu, e temas da literatura, história e artes, Canudos, Antônio Conselheiro e Fortaleza Antiga.



TV Verdes Mares
Sistema Verdes Mares
Praça da Imprensa S/N
Fortaleza, Ceará, 600000 Brasil