Sereia de Ouro


Atalhos


Agraciados

  • Anastácio de Queiroz Sousa, Médico

O médico Anastácio de Queiroz Sousa é cearense de Coreaú. Foi Secretário de Saúde do Estado, Presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde e da Sociedade Brasileira de Doenças Infecciosas, nível nacional e local, além de conselheiro titular do Conselho Estadual de Saúde do Estado do Ceará.

Formado em Medicina e doutor em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará, fez especialização em Medicina Tropical e em doenças infecciosas nas Universidades de Miami e Charlottesville, dos Estados Unidos. Tem desenvolvido um trabalho de destaque no Hospital São José, referência em doenças infecciosas, onde começou como estagiário, passou a interno bolsista, chefe dos bolsistas internos até chegar ao cargo de diretor. Hoje é médico clínico geral do hospital. Foi editor chefe do Brazilian Journal of Infectious Diseases, Membro Honorário da Sociedade Americana de Medicina Tropical e Professor adjunto da Universidade de Virgínia, em Charlottesville, nos Estados Unidos.

É membro efetivo da Academia Cearense de Medicina e faz parte do corpo docente do Mestrado em Patologia do Departamento de Patologia e Medicina Legal, da Universidade Federal do Ceará, e do Doutorado interinstitucional (Dinter), uma cooperação com a Fundação Osvaldo Cruz. Exerce várias atividades assistenciais pela UFC, seja realizando visitas a pacientes com internos e residentes ou participando de projetos de extensão, como o ambulatório de leishmaniose cutânea, no Município de Baturité. Seu trabalho no campo das pesquisas tem ênfase em doenças infecciosas/medicina tropical, atuando principalmente nos temas Leishmaniose, Aids, Doença de Chagas, Neurocisticercose, Melioidose, dentre outras. Foi professor visitante da University of Virgínia School of Medicine e Membro da Comissão Nacional de Meningite e da Comissão de credenciamento de medicamento para o uso do AZT.

Há 27 anos é membro do Comitê assessor para terapia antirretroviral em adultos e adolescentes. É coordenador do Núcleo de Medicina Tropical da Faculdade de Medicina. Publicou artigos sobre medicina em periódicos nacionais e internacionais. Recebeu homenagens e títulos, pelos relevantes serviços públicos prestados ao setor da saúde no Ceará.



TV Verdes Mares
Sistema Verdes Mares
Praça da Imprensa S/N
Fortaleza, Ceará, 600000 Brasil