Sereia de Ouro


Atalhos


Agraciados

  • Artista Plástico Luiz Hermano Façanha Farias

O artista plástico Luiz Hermano Façanha Farias nasceu no município de Cascavel, onde iniciou os estudos. Filho do agricultor Francisco Campoamor Farias e Silva e de Maria Eugênia Façanha Farias, cresceu à sombra das mangueiras e dos cajueiros e desde pequeno mostrou interesse pelas artes. Aos 16 anos, se mudou para Fortaleza, onde estudou Edificações na Escola Técnica Federal do Ceará e iniciou o curso de Filosofia, na Universidade Estadual.

De Fortaleza seguiu para Brasília, morou no Rio de Janeiro e foi para São Paulo, onde reside. O artista conquistou espaço e nunca mais parou de viajar pelo mundo, tendo morado dois anos em Paris, 1984 e 1985; participou de duas bienais internacionais de São Paulo, em 1987 e 1991. Expôs no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand – MASP – a convite de Pietro M. Bardi.

Foram muitas as suas exposições individuais, entre as principais estão “Rio de Contas”, “Rede Concreta/Trama Orgânica”, “Falso Brilhante”, “Extinto”, “Projeto para Dias de Chuva” e “Desenhos”. Entre as exposições coletivas estão “Volpi e as Heranças Contemporâneas”, “Poéticas da Natureza”, “Era Uma Vez… Arte Conta Histórias do Mundo”, “Bienal do Vento Sul”, “Puras Misturas” e “Proposição”.

Seus trabalhos podem ser vistos nos principais museus brasileiros, como o MASP, Pinacoteca de São Paulo, Museu de Arte Moderna de São Paulo e Museu de Arte Contemporânea de São Paulo. Uma coleção de trabalhos doada pelo artista, mostrando várias fases de sua carreira, pode ser vista ainda no Museu de Arte Contemporânea do Ceará, que funciona no Centro Dragão do Mar, em Fortaleza.

Também tem obras na Biblioteca Nacional de Paris e coleções particulares, como Patrícia Cisneiro. Em 2008, quando realizou a exposição individual “Tempo do Corpo”, na Pinacoteca de São Paulo, lançou um livro sobre sua obra.

O artista plástico Luiz Hermano Façanha Farias é representado pela Galeria Nara Roesler, em São Paulo. Divide seu tempo entre o Rio de Janeiro e São Paulo na produção da sua obra.



TV Verdes Mares
Sistema Verdes Mares
Praça da Imprensa S/N
Fortaleza, Ceará, 600000 Brasil