Sereia de Ouro


Atalhos


Agraciados

  • Coreógrafa Regina Passos

Presença de destaque na história da dança, Regina Passos é exemplo de uma mulher batalhadora. A filha de Américo Guimarães Picanço e Maria José Barroso Picanço enfrentou muitos desafios, mas alcançou o sucesso porque sua vida era norteada pela frase “quem é bom já nasce feito”.

Saiu da capital cearense para estudar balé no Rio de Janeiro. Na época, já era casada e mãe de 6 filhos. Passou 4 meses na Academia de Ballet Tatiana Lescowa, primeira bailarina do Teatro Municipal. Após o retorno, continuou indo ao Rio para aprimorar a arte de ensinar. Em 1953, montou a Academia Regina Passos e, no ano seguinte, estreou o primeiro de uma série de festivais anuais. Já são mais de 50 montagens de peças renomadas, como “Cinderela”, em 1965; “Copélia”, em 1985; “A Bela Adormecida”, em 1955; “O Corsário”, em 2001; “Anastácia”, em 2002; e “O Lago dos Cisnes”, em 2003, marcando os 50 anos da academia. Durante anos, coordenou e deu consultoria e aulas de desfile e etiqueta a candidatas de Miss Ceará, Miss Elegante Bangu e Rainha do Algodão.

Divulgou sua arte no interior do Estado e alçou voos mais longos chegando a Nova York, para cursos de férias em academias renomadas: Jofrey Ballet e Maestro Zaraspe. O resultado foram as premiações em concursos no Brasil e exterior. A Professora de dança no Ceará sempre foi a mãe dedicada de Américo, Regina Cláudia, Luiz Júnior, Carlos Roberto (já falecido), Ana Luíza, Teresa Cristina e Vera Elizabeth. Regina Passos é também um grande exemplo de vida. Aos 15 anos, perdeu o pai. Com 17, conheceu o futuro marido, Luiz Gonzaga da Frota Passos, casando no ano seguinte.

Doze anos depois, foi constatado o princípio de uma doença que o levaria à cegueira. Com coragem e determinação, Regina ajudou o marido a encontrar forças para continuar a vida. Enfrentou muitas perdas e o inesperado: a morte do marido e do filho Carlos Roberto. Sempre foi exemplo para os filhos como “uma pessoa forte como poucas, que nunca se deixou abater diante das dificuldades e dores pelas quais passou”. Além dos filhos, Regina Passos também se orgulha da sua grande família. Com 27 netos, 28 bisnetos e uma tetraneta. São as novas gerações da mestra do balé no Ceará, com uma grande história para contar.



TV Verdes Mares
Sistema Verdes Mares
Praça da Imprensa S/N
Fortaleza, Ceará, 600000 Brasil