Sereia de Ouro


Atalhos


Agraciados

  • Desembargador Fernando Ximenes

O Desembargador Fernando Ximenes é uma das maiores expressões do direito no Ceará. Ocupou alguns dos mais importantes cargos públicos do estado e é destaque, também, no campo do magistério. Cursou a Faculdade de Direito na Universidade Federal do Ceará – UFC, onde concluiu a pós-graduação.  O mestre em direito tomou posse como desembargador em 13 de outubro de 1994.

Foi Presidente e Vice-presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, Diretor do Fórum Clóvis Beviláqua, Diretor da Escola Superior da Magistratura do Estado, Presidente, Vice-presidente e Corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, e Presidente do Colégio Nacional de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais. Exerceu interinamente o cargo de Governador do Ceará, no período de 14 a 19 de janeiro de 2009, tendo sido Secretário do Governo do Estado, Procurador-geral do Estado, Secretário de Estado da Justiça (interino), Procurador-geral do Município de Fortaleza, Procurador do Estado, Procurador-chefe da Procuradoria Judicial do Estado e Primeiro Vice-presidente do Colégio Nacional dos Procuradores-gerais.

Também foi integrante de importantes comissões, como a Comissão de Reforma Administrativa do Estado e o Comitê Nacional para Prevenção e Controle da Tortura no Brasil. E ainda integrou, ao lado de outros juristas, a comissão especial instituída pelo Ministério da Justiça para o diagnóstico e reforma do sistema penal brasileiro. Na carreira de magistério constam a chefia do Departamento de Direito Privado da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará, professor da Fundação Escola Superior da Advocacia do Ceará, Diretor Adjunto da Fundação Paulo Bonavides e, ainda membro efetivo do Conselho Departamental da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará, representando o Departamento de Direito Privado.

Participou de prestigiosas entidades de classe como Vice-presidente do Instituto dos Magistrados do Ceará; Vice-presidente, Delegado, Conselheiro, Segundo Secretário e Primeiro Secretário da Ordem dos Advogados do Brasil, seção do Ceará. É autor do livro “Controle de constitucionalidade das leis municipais”, além de ser co-autor de várias outras publicações. Também escreveu diversos artigos e possui inúmeras honrarias, resultado de sua vida atuante.



TV Verdes Mares
Sistema Verdes Mares
Praça da Imprensa S/N
Fortaleza, Ceará, 600000 Brasil