Sereia de Ouro


Atalhos


Agraciados

  • Eleazar de Carvalho

Em 28 de junho de 1912 nascia em Iguatu, um dos mais famosos filhos da terra. Ingressou na Marinha, onde recebeu seus primeiros ensinamentos musicais, fez parte da Banda dos Fuzileiros Navais e logo ingressou na Escola Nacional de Música.

Foi nessa época que compôs duas óperas – O Descobrimento do Brasil e Tiradentes – e nos Estados Unidos era considerado o elo entre duas gerações da música erudita. Recebeu sua formação diretamente de Sergei Koussewitzky, que por sua vez a obteve diretamente de Tchaikowsky.

O cearense Eleazar de Carvalho regeu as maiores orquestras do mundo, tendo feito sua estréia nos Estados Unidos à frente da Orquestra de Boston, seguindo-se a Filarmônica de New York, Chicago, Philadelphia e muitas outras. Foi por vários anos diretor artístico e regente titular da Sinfônica de Saint Louis, Missouri.

Dirigiu a Filarmônica de Berlim, Filarmônica de Viena, Filarmônica de Israel e todas as importantes orquestras da França, Bélgica e Itália. Em Paris fez sua estréia no Théatre des Champs-Elysées.

Possui a medalha Mahler por ter regido nove sinfonias. No Brasil foi diretor artístico e regente titular da Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), Orquestra Sinfônica de Recife e Orquestra Sinfônica da Paraíba.



TV Verdes Mares
Sistema Verdes Mares
Praça da Imprensa S/N
Fortaleza, Ceará, 600000 Brasil