Sereia de Ouro


Atalhos


Agraciados

  • Empresário Euvaldo Bringel Olinda

Euvaldo Bringel Olinda é um dos grandes nomes da agroindústria, fruticultura e floricultura. O empresário é Pós-Graduado em Gestão Empresarial e Engenheiro Eletricista pela Universidade Federal do Ceará. É o atual presidente do Instituto de Desenvolvimento da Fruticultura e Agroindústria – FRUTAL, organização social de desenvolvimento regional, de direito privado, sem fins lucrativos.

Idealizador e presidente da Semana Internacional de Fruticultura, Floricultura e Agroindústria, e também de alguns dos mais importantes eventos do setor: FRUTAL Amazônia, FRUTAL Cone Sul e AMAZONPEC. Coordenou a criação e a primeira edição do PECNORDESTE, em 1996, realizado anualmente em Fortaleza e considerado o mais importante evento da agropecuária do Ceará.

Euvaldo Bringel coordenou a elaboração do Plano de Desenvolvimento da Fruticultura Irrigada do Ceará, em 1994. Coordenou o projeto de desenvolvimento de tecnologia para conservação e comercialização de água de coco, em parceria com a EMBRAPA, FINEP, SEBRAE e produtores. Levou o Ceará a se tornar um grande pólo de produção de água de coco verde de altíssima qualidade. Também coordenou a elaboração do Plano de Desenvolvimento da Fruticultura, Floricultura e Agroindústria para seis Estados nas Regiões Nordeste, Norte e Centro Oeste.

O produtor Euvaldo Bringel é responsável pela implantação do maior plantio de graviola do país, são 130 hectares de irrigação, e industrialização da polpa em Trairi. Em 1998, em Russas, implantou o cultivo de 120 hectares de melão com irrigação por gotejamento, destinado a exportação. Também implantou o cultivo irrigado de 110 hectares de acerola em Jaguaruana.

O empresário é dono de duas empresas, a FRUTAGRO – Frutas Agroindustrial e do FRUTAL – Instituto de Desenvolvimento da Fruticultura e Agroindústria. Coordenou a edição de 233 livros e trabalhos técnicos publicados sobre diversas frutas, flores e gestão de propriedade rural, compondo um dos maiores acervos técnicos de frutas tropicais do país. Além de contribuir para atrair investimento para o Ceará das maiores empresas do mundo na área de fruticultura, Euvaldo Bringel contribuiu para tornar o nosso Estado o maior centro de logística de exportação de frutas do país, hoje mais de metade de todas as frutas exportadas saem pelos portos cearenses.



TV Verdes Mares
Sistema Verdes Mares
Praça da Imprensa S/N
Fortaleza, Ceará, 600000 Brasil