Sereia de Ouro


Atalhos


Agraciados

  • Escritora Ana Miranda

A cearense Ana Miranda está no rol das grandes escritoras brasileiras. Seu livro ´Boca do Inferno´ figura na lista dos 100 melhores romances de língua portuguesa, numa seleção preparada por críticos e professores do Brasil e Portugal. A obra foi traduzida e publicada em países como França, Inglaterra, Itália, Estados Unidos, entre outros. Já ´Desmundo´ ganhou adaptação cinematográfica e ´Dias & Dias´ recebeu o Prêmio Jabuti de melhor romance, em 2003. Hoje cidadã do mundo, Ana Miranda nasceu em Fortaleza, em 1951.

Durante a construção de Brasília, o pai, Raul Miranda Pereira de Mello, foi trabalhar no Planalto Central, enquanto ela, a mãe, Zuíla César Nóbrega e a irmã, Marlui Miranda, seguiram para o Rio de Janeiro, onde ficaram por dois anos, até tomarem o rumo da nova capital, indo ao encontro do pai. Todas essas experiências mostraram-se fascinantes para a escritora que estava nascendo.

Ana Miranda tornou-se escritora por acaso, seguindo o rumo que a vida lhe levou. Ela não esconde a satisfação pela intervenção do destino: ´Sinto-me mais completa escrevendo, o romance é tão amplo como a vida´. Ela também escreve contos, poesias e livros infantis. Agora, aos muitos prêmios da carreira, vai acrescentar mais um, o Troféu Sereia de Ouro. ´Tenho-o como algo mais familiar, mais afetivo´.



TV Verdes Mares
Sistema Verdes Mares
Praça da Imprensa S/N
Fortaleza, Ceará, 600000 Brasil