Sereia de Ouro


Atalhos


Agraciados

  • Escritora Isabel Lustosa

A Escritora Isabel Lustosa é pesquisadora titular da Fundação Casa de Rui Barbosa, que tem a missão de promover a preservação e a pesquisa da memória e da produção literária e humanística. Cearense de Sobral, é o 12º filho de um casal de funcionários públicos intelectuais e católicos. A família veio morar em Fortaleza e aqui a escritora estudou no Colégio Irmãs Dorotéias. Os estudos foram concluídos no Rio de Janeiro, onde se bacharelou em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Foi contratada para trabalhar no Museu da República, na implantação do Centro de Estudos Históricos da Divisão de Documentação e Pesquisa. Atendendo um convite do Diretor Executivo da Fundação Casa de Rui Barbosa, Olavo Brasil, no final de 1985 passou a coordenar o Projeto Botafogo, reunindo pesquisas em torno da história daquele tradicional bairro do Rio onde está localizada a fundação. Em 1989, lançou seu primeiro livro ‘Histórias de Presidentes: A República no Catete’.

No ano seguinte, com a reestruturação do Ministério da Cultura, participou da equipe que elaborou o Projeto de Criação do Instituto Brasileiro do Patrimônio Cultural, o atual Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. A partir de 1992 integra definitivamente o quadro de Pesquisadores da Fundação Casa de Rui Barbosa. A escritora esteve em Berlim com o apoio da DAAD para participar de um seminário e lá realizou um levantamento bibliográfico sobre a história da caricatura. O trabalho foi apresentado no seminário e publicado  na Alemanha e no Brasil. Esteve, também, em Guadalajara, no México, onde participou da criação da ‘Red de Historiadores de La Prensa y El Periodismo en Iberoamérica’.

Isabel Lustosa é autora do livro infantil ‘A História dos Escravos’, que recebeu o certificado de altamente recomendável pelo Instituto Nacional do Livro Infanto Juvenil/Fundação Nacional do Livro/Ministério da Cultura. A autora de ‘Dom Pedro I: um herói sem nenhum caráter” também escreveu muitos outros livros como ‘O nascimento da imprensa brasileira’, ‘O Chico e o avô do Chico’, ‘Brasil pelo método confuso – humor e boemia em mendes fradique’ e ‘Caricatura’. A premiada escritora é sócia do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e ainda membro titular do Pen Clube do Brasil.



TV Verdes Mares
Sistema Verdes Mares
Praça da Imprensa S/N
Fortaleza, Ceará, 600000 Brasil