Sereia de Ouro


Atalhos


Agraciados

  • Ex-Ministro e ex-Governador Ciro Ferreira Gomes

Deputado, Governador, Prefeito, Ministro… O Brasil e, em especial, o povo cearense conhece bem o talento político de Ciro Ferreira Gomes. É filho do funcionário público José Euclides Ferreira Gomes, um intelectual do sertão cearense, e da professora paulista Maria José. Tinha 15 anos e morava em Sobral, quando venceu um concurso internacional sobre a vida e a obra do poeta português Luís de Camões.

Aos 24 anos foi eleito deputado estadual. Quatro anos depois foi reeleito. E o sucesso continuou dois anos após, quando foi eleito Prefeito de Fortaleza. Durante todo o mandato foi o mais popular Prefeito do País, segundo pesquisas do IBOPE e DATAFOLHA. De Prefeito para Governador foi apenas um ano e três meses.

Aos 32 anos, tornou-se o mais jovem governador da história do Brasil. Vitória em todas as urnas de Fortaleza e em quatro delas conseguiu 100% dos votos válidos, fato inédito na história da política cearense. O Governador Ciro Gomes foi homenageado com o Prêmio Maurice Pate, concedido pela primeiro vez à América do Sul. O prêmio foi um reconhecimento do UNICEF ao sucesso do Governo cearense na redução da mortalidade infantil e implantação de um sistema de saúde pública de baixo custo e alta eficiência.

Assumiu o Ministério da Fazenda a convite do Presidente Itamar Franco. Foi candidato à Presidente nas eleições de 1998 e 2002. Também assumiu o Ministério da Integração Nacional a convite do presidente Lula. Em outubro de 2006 foi eleito deputado federal tendo sido, proporcionalmente, o mais votado de todo o país. Como reconhecimento por sua atuação foi indicado como uma das “100 cabeças” do Congresso, relação elaborada pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar, que identifica os 100 parlamentares com mais habilidades para elaborar, interpretar, debater ou dominar regras e normas do processo decisório.

Ciro Gomes é autor de “No País dos Conflitos”, “O Próximo Passo – Uma Alternativa Prática ao Neoliberalismo”, em parceria com o professor Mangabeira Unger; e “Um Desafio Chamado Brasil”.



TV Verdes Mares
Sistema Verdes Mares
Praça da Imprensa S/N
Fortaleza, Ceará, 600000 Brasil