Sereia de Ouro


Atalhos


Agraciados

  • Fausto Nilo

Fausto Nilo passou por um momento especial em sua vida. Em 2004, festejou 60 anos em plenitude criativa, como compositor e arquiteto. Há três décadas é um dos letristas mais gravados no País e deixa, na paisagem urbana de Fortaleza, seus traços de inquieto pensador urbanista. Ele mantém um instigante diálogo entre a música e arquitetura, que inclui tradição e modernidade, herança e novidade. Sempre como convite à sensibilidade e ao deslumbramento.

“Faço arte com pandeiro, matemática e loucura”. Neste trecho da música “Meninas do Brasil”, parceria com Moraes Moreira, Fausto Nilo parece sintetizar, com perfeição, sua própria trajetória, entre profissões que, se bem lhe rendem o pão de cada dia, também passam pela poesia, pela descoberta do lançar-se à página em branco, pulsão da criação.

A história de Fausto Nilo tem seu primeiro capítulo em 1944, em Quixeramobim, onde nasceu e passou a infância. Como tantos meninos do Interior, tomou o rumo da Capital, aos 11 anos. Colou grau no Liceu do Ceará, de onde saiu já trabalhando como desenhista. Na recém-criada Faculdade de Arquitetura da UFC, Fausto ganhou formação superior. Mas a visibilidade profissional viria primeiro com a música.

Entre os cantores que gravaram suas músicas, estão Fagner, Geraldo Azevedo, Moraes Moreira, Dominguinhos, Ney Matogrosso, Gal Costa, Simone, Nara Leão e Maria Bethânia. Como arquiteto, assinou projetos marcantes em Fortaleza, como o Dragão do Mar e a reforma da Praça do Ferreira. “A cidade é um lugar de grandes trocas, e tem suas simbologias, seus rituais comunitários. Vejo a Sereia de Ouro como uma consagração deste tipo, um reconhecimento comunitário.”



TV Verdes Mares
Sistema Verdes Mares
Praça da Imprensa S/N
Fortaleza, Ceará, 600000 Brasil