Sereia de Ouro


Atalhos


Agraciados

  • Jorge Parente

Jorge Parente nasceu em Fortaleza, em 1945, e dividiu sua infância entre a cidade natal e a fazenda do pai, no município de Quixadá, onde morou durante algum tempo e passou muitas de suas férias. No final dos anos 50, a vitória brasileira no mundial da Suécia, embalou seus sonhos de garoto. Nas praças do seu bairro, a Gentilândia, mostrou talento como goleiro. “Cada coisa tem seu tempo, mas não me esqueço do futebol nas praças da Gentilândia”, diz.

O goleiro Jorge Parente chegou a ser campeão infantil pelo América. “Foi o primeiro dinheiro que ganhei na vida”, recorda. Ele também jogou no juvenil e nos times de futebol de salão do Ceará Sporting e do Francisco Lorda, mas, depois, cobrado pelos estudos, deixou os gramados e as quadras. Formou-se aos 22 anos. “Não houve movimento estudantil para mim. A ordem paterna era estudar”.

Decisão incentivada de perto pelo então diretor da Faculdade de Economia, Ari de Sá Cavalcante, responsável por uma atualização curricular de caráter técnico que logo abriria, ao jovem acadêmico, as portas para estágios, bolsas e cursos de especialização em Fortaleza e nos Estados Unidos. Jorge Parente foi executivo de grandes empresas cearenses e ex-presidente do Centro Industrial do Ceará.

Em 2004, assumiu seu segundo mandato à frente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará e sócio-diretor da Companhia Brasileira de Laticínios.



TV Verdes Mares
Sistema Verdes Mares
Praça da Imprensa S/N
Fortaleza, Ceará, 600000 Brasil