Sereia de Ouro


Atalhos


Agraciados

  • Jornalista Fernando César de Moreira Mesquita

-

O jornalista Fernando César de Moreira Mesquita iniciou a carreira de profissional da imprensa na terra natal, Fortaleza, onde trabalhou na Rádio Iracema, O Jornal, O Estado e Tribuna do Ceará. Em 1963, em Brasília, ingressou no Diário Carioca. Depois esteve no Correio do Povo, United Press International, Diário de Notícias, Rádio Jovem Pan, O Estado de S. Paulo, Jornal do Brasil e Rede Globo.

Em plena atividade, é diretor da Secretaria de Comunicação Social do Senado Federal, presidente da Casa do Ceará em Brasília e membro do Conselho Consultivo da Agência Nacional de Telecomunicações, representando o Senado. É filho de Ulisses Mesquita e Edilberta Moreira Mesquita.

O jornalista destacou-se no Distrito Federal e já ocupou vários cargos importantes. Foi assessor de imprensa dos gabinetes dos senadores Antônio Carlos Magalhães e José Sarney, assessor especial da Comissão Parlamentar Mista do Mercosul no Congresso Nacional, diretor da Secretaria de Comunicação Social do Senado e responsável pelo Projeto de Comunicação Social do Senado (jornal, rádio, TV e agência de notícias).

Foi também diretor da PROPEG – agência de publicidade, em Angola, e responsável pelo Projeto de Marketing Político do Governo do Primeiro Ministro Marcolino Moco. Exerceu ainda os cargos de secretário de Estado do Meio Ambiente e Turismo do Governo do Maranhão, secretário executivo do Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação e governador do Território Federal de Fernando de Noronha.

Presidiu a Comissão de Defesa dos Direitos do Cidadão, foi secretário de Imprensa e Divulgação da Presidência da República e membro do Conselho Deliberativo da Legião Brasileira da Boa Vontade. Já recebeu títulos, medalhas e condecorações, entre eles Medalha Mérito Cidadão Brasiliense, concedido pelo Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal, título de Cidadão Honorário de Brasília, título de Cidadão Noronhense, título de Cidadão Maranhense, Grã Cruz da Ordem Alencariana Judiciária do Trabalho, Ordem do Mérito Tamandaré, Medalha da Ordem do Rio Branco, Medalha Santos Dumont e Medalha de Honra da Inconfidência.



TV Verdes Mares
Sistema Verdes Mares
Praça da Imprensa S/N
Fortaleza, Ceará, 600000 Brasil