Sereia de Ouro


Atalhos


Agraciados

  • José Barroso Pimentel

A vida de José Barroso Pimentel revela a história de um vencedor. Menino pobre, nascido e criado na aridez de Picos-PI, desde cedo precisou arregaçar as mangas. Trabalhou na roça, ao mesmo tempo em que se dedicava aos estudos e aos movimentos sociais da Igreja. Filho do pequeno produtor rural Antônio Pimentel da Silva e da costureira Maria Eunice Mendes da Silva, ele não teve vida fácil. Os tempos difíceis começaram a ficar para trás quando veio para Fortaleza, com 18 anos.

Na capital cearense, prestou o serviço militar e, do quartel, saiu direto para o Banco do Brasil, onde entrou por meio de concurso público. Depois cursou, na UFC, Direito e Matemática, concluindo o primeiro curso. Ganhou visibilidade política atuando no Sindicato dos Bancários. Em 1994, foi eleito deputado federal pelo PT. No quarto mandato de deputado federal, com desempenho destacado, principalmente na área previdenciária, foi credenciado a ser ministro da Previdência Social.

Homem de família, Pimentel é casado com Luzinete Sombra e pai de Themisa, Zenon e Lucas. ´É um orgulho receber o Sereia de Ouro. Peço a Deus que eu seja merecedor da honraria´, relata.



TV Verdes Mares
Sistema Verdes Mares
Praça da Imprensa S/N
Fortaleza, Ceará, 600000 Brasil