Sereia de Ouro


Atalhos


Agraciados

  • José Osvaldo Beserra Carioca

O engenheiro químico José Osvaldo Beserra Carioca lançou-se ainda jovem em pesquisas fundamentais para o desenvolvimento científico. Foi um dos autores do primeiro plano de biotecnologia do Estado. Dedicou-se, com paixão, às pesquisas sobre a biomassa para o processo de desenvolvimento do País. Reconhecido até no exterior, seu trabalho tem servido de baliza para as mudanças no campo de energia.

Nascido em Maranguape, em 1944, José Osvaldo Carioca Beserra teve uma vida dedicada aos estudos e à pesquisa. Em 1950, mudou-se para Fortaleza. Mais tarde, entrou na primeira turma de Engenharia Química da UFC. Antes de terminar a graduação, começou a dar aula na mesma universidade. Depois, passou em primeiro lugar no doutorado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Em seguida, casou-se com Lúcia Vale, com quem tem três filhos: Christiane, Francisco e Luciano. Logo recebeu convite para trabalhar na Petrobras.

Preferiu voltar a Fortaleza. Em 2008, nos cargos de Professor do Departamento de Tecnologia de Alimentos da UFC e líder do movimento pela implantação da Rede Nacional de Pesquisas sobre Química Verde. Até 2008, autor de 15 livros e mais de 200 trabalhos científicos. Para o professor, o Sereia de Ouro é a mais importante comenda para os cearenses. ´É uma honra recebê-la´.



TV Verdes Mares
Sistema Verdes Mares
Praça da Imprensa S/N
Fortaleza, Ceará, 600000 Brasil