Sereia de Ouro


Atalhos


Agraciados

  • Lúcia Maria Alcântara de Albuquerque, Médica

A médica Lúcia Maria Alcântara de Albuquerque é especialista em cancerologia, título concedido pela Associação Médica Brasileira e Sociedade Brasileira de Cancerologia. Também conquistou o título de especialista em radioterapia, conferido pelo Colégio Brasileiro de Radioterapia, após aprovação em concurso de provas e títulos, em 1974. Nasceu em Fortaleza, em 12 de março de 1947.

A filha do professor José Valdemar Alcântara e Silva e de Maria Dolores de Alcântara e Silva começou os estudos no Grupo Escolar Presidente Roosevelt, uma escola pública da rede estadual de ensino, cuja pasta, na época, era dirigida por seu pai. Aprovada no primeiro vestibular a que se submeteu, ingressou na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará em 1966 e colou grau em 1971. A especialização em cancerologia foi despertada ainda na faculdade. No Rio de Janeiro fez residência médica em radioterapia de 1972 a 1974, no Instituto Nacional do Câncer. Agregou novos conhecimentos ao cursar especialização em radioterapia, em caráter complementar, na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Retornou a Fortaleza em janeiro de 1975, tendo sido admitida como radioterapeuta no Instituto do Câncer do Ceará, onde exerce a atividade até hoje, com muito profissionalismo e dedicação.

A Sociedade Brasileira de Cancerologia lhe concedeu o título de membro emérita. Ainda foi agraciada com os títulos de “Personalidade Feminina em Destaque” e “Gente de Bem – Fica para Sempre”. Em 2005 foi empossada como membro titular da Academia Cearense de Medicina. Quatro anos depois foi eleita para presidir a Rede Feminina do ICC. O Instituto do Câncer do Ceará denominou de “Centro de Radioterapia Dra. Lúcia Alcântara” a unidade do hospital que ela ajudou a construir. É casada com o engenheiro Antônio Carlos Ponte de Albuquerque, com quem teve os filhos Ciro e Carlos. Em 1999, tornou-se Ministra Extraordinária da Sagrada Eucaristia.



TV Verdes Mares
Sistema Verdes Mares
Praça da Imprensa S/N
Fortaleza, Ceará, 600000 Brasil