Sereia de Ouro


Atalhos


Agraciados

  • Médico Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho

O médico Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, conhecido como doutor Cabeto, é um respeitado especialista em cardiologia do país. Nascido em Fortaleza, fez o curso de Medicina na Universidade Federal do Ceará. Realizou residência em clínica médica e cardiologia no Instituto do Coração (Incor) e na Universidade de São Paulo. Também no Incor, na capital paulista, começou a carreira como médico assistente. Lá desempenhou a função de médico pesquisador da Unidade de Hipertensão e do Pós-Operatório em Cirurgia Cardíaca.

Especialista em terapia intensiva e cardiologia, é membro efetivo da diretoria do Departamento de Aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia e da Comissão de Título de Especialista desta mesma sociedade. Através de concurso público, ingressou na Universidade Federal do Ceará como professor adjunto do Departamento de Medicina Clínica. Exerceu durante 5 anos a função de diretor médico do Hospital Universitário Walter Cantídio.

O cardiologista é autor e coautor de 55 trabalhos científicos publicados em revistas de circulação nacional e internacional; ministrou conferências em congressos regionais e nacionais. Também foi orientador e coorientador de mestrado e doutorado, além de ter participado de 20 bancas de mestrado e doutorado.

Atualmente, doutor Cabeto tem a função de chefe do Serviço de Cardiologia do Hospital Universitário Walter Cantídio da Universidade Federal do Ceará. Já exerceu o cargo de coordenador da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Monte Klinikum. Idealizou o ICM – Instituto de Ciências Médicas que leva o nome do pai, Paulo Marcelo Martins Rodrigues. Fundado em março de 2001, em Fortaleza, o ICM tem o objetivo de servir de centro de referência regional e nacional no ensino, assistência, produção de tecnologia e no desenvolvimento das áreas de cardiologia e neurologia.



TV Verdes Mares
Sistema Verdes Mares
Praça da Imprensa S/N
Fortaleza, Ceará, 600000 Brasil