Sereia de Ouro


Atalhos


Agraciados

  • Médico Gilmário Mourão Teixeira

O Médico Gilmário Mourão Teixeira tem dedicado sua vida ao combate à tuberculose no Brasil. Cearense de Jaguaribe, filho de Gil Teixeira Bastos e Maria Cecília Teixeira, estudou no Liceu do Ceará, no Colégio Oswaldo Cruz e no Ginásio Pernambucano, no Recife. Formou-se na Faculdade de Medicina da Universidade do Recife, a atual Universidade Federal de Pernambuco. Concluiu Pós-Graduação em Pernambuco, onde foi aprovado em concurso de provas e títulos para livre docente de Tisiologia.

Também fez aperfeiçoamento médico na Universidade da Bahia, na Universidade de Buenos Aires, e na Universidade de Cincinnatti, nos Estados Unidos; no Michel Reese Hospital de Chicago; no Departamento de Saúde Pública, em Washington; no Montefiore Hospital, em Nova York, e no Brompton Hospital, em Londres. No Ceará, participou da implantação do Sanatório de Maracanaú, onde exerceu os cargos de Diretor e Diretor da Divisão Médica. Foi Médico do Instituto de Previdência do Estado do Ceará e do Serviço Social do Comércio, em Fortaleza.

O Chefe da equipe de tuberculose do Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social, no Rio de Janeiro, também esteve presente em várias ações do Ministério da Saúde. Foi Coordenador do Curso Nacional de Pneumologia Sanitária, Coordenador de Ensino e Pesquisa da Campanha Nacional Contra a Tuberculose, e ainda Assessor Técnico do Centro de Referência Professor Hélio Fraga e Membro do Comitê Técnico Assessor em Tuberculose. Foi Membro do Conselho Deliberativo da Associação Médica Brasileira, Representante da Federação Brasileira das Sociedades de Tuberculose junto à “Union Internationale contre la Tuberculose”, e ainda Membro da “American Thoracic Society”, do “American College of Chest Physicians” e do “Union Internationale contre la Tuberculose et les Maladies Respiratoires”. Publicou dezenas de trabalhos científicos em livros e revistas técnicas.

Recebeu medalhas e honrarias no Brasil e no exterior pelo seu desempenho médico. Teve participação em entidades, como a Organização Mundial da Saúde e a Organização Pan-Americana da Saúde. Casado com Maria Tereza de Barros Teixeira, a primeira odontopediatra do Ceará. Da união, nasceram João André, Alexandre, Eduardo e Cláudio. São 11 netos e uma bisneta.



TV Verdes Mares
Sistema Verdes Mares
Praça da Imprensa S/N
Fortaleza, Ceará, 600000 Brasil