Sereia de Ouro


Atalhos


Agraciados

  • Ministro Raul Araújo Filho

O Ministro do Superior Tribunal de Justiça Raul Araújo Filho nasceu em Fortaleza, onde construiu a sua carreira, marcada pela seriedade, determinação e profissionalismo. É bacharel em Direito pela Universidade Federal do Ceará e em Economia pela Universidade de Fortaleza. Entre as principais atividades exercidas, estão desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, membro da sua 1a Câmara Cível, das Câmaras Cíveis Reunidas e do Tribunal Pleno; e membro da Comissão de Jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça.

Advogado inscrito na OAB-CE, também teve uma atuação importante na vida pública do Estado como Procurador-Geral, Procurador-Geral Adjunto, Procurador-Chefe da Procuradoria de Processo Administrativo-Disciplinar da PGE-CE; Promotor de Justiça de 1a, 2a e 3a Entrâncias, integrando o Ministério Público do Estado do Ceará.

No magistério, o ministro destacou-se como professor do Curso de Direito da Universidade de Fortaleza – Unifor, atualmente licenciado, tendo lecionado as disciplinas Direito Econômico e Direito Processual Constitucional; foi coordenador e professor do Curso de Especialização em Direito Tributário. A ascensão ao Superior Tribunal de Justiça foi uma consequência de sua competência profissional. Teve o nome indicado pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e aprovado pelo plenário do Senado Federal. Assumiu o cargo em 12 de maio de 2010.

Entre as muitas homenagens recebidas, contam-se a Medalha Albert Sabin, concedida pela Câmara Municipal da Cidade do Rio de Janeiro; a Ordem do Mérito Judiciário Militar, no Grau de Alta Distinção, pelo Superior Tribunal Militar; Comenda Edson Queiroz, do Sindicato do Comércio Varejista e Lojista de Fortaleza, e Comendador da Ordem Alencarina do Mérito Judiciário do Trabalho, conferida pelo Tribunal Regional do Trabalho – TRT da 7a Região.



TV Verdes Mares
Sistema Verdes Mares
Praça da Imprensa S/N
Fortaleza, Ceará, 600000 Brasil