Sereia de Ouro


Atalhos


Agraciados

  • Pedro Henrique Saraiva Leão

Médico, professor universitário, poeta e ensaísta, Pedro Henrique Saraiva Leão tem uma trajetória marcada pela dedicação às várias atividades a que se dedica. Casado com Maria das Graças Accioly Leão e pai de três filhos (Ana Luiza, Paulo e Ignez Carolina), ele é um profissional destacado em sua área e um escritor respeitado pela crítica. Pedro Henrique é membro titular das tradicionais Academia Cearense de Medicina e Academia Cearense de Letras – títulos obtidos graças a seu destaque nas áreas médica e literária.

Como médico, Pedro Henrique Saraiva Leão gosta de citar quatro grandes orgulhos de sua carreira: em 1979, a criação do primeiro clube de ostomizados no Brasil, quando trouxe a idéia e o formato de Londres, onde cumpriu estágio, e o implementou no Ceará; seu período como presidente da Sociedade Brasileira de Colo-Proctologia (1981-82), quando criou a sociedade Regional Norte-Nordeste de Colo-Proctologia; o período como mestre do Capítulo Cearense do Colégio Brasileiro de Cirurgiões; e sua participação como fundador do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva, sediado em São Paulo.

Como cidadão, Pedro Henrique Saraiva Leão tem agora oportunidade de adicionar mais um orgulho a sua lista memorável: o troféu Sereia de Ouro. “Na minha opinião, a Sereia de Ouro equivale, na sociedade cearense, ao prêmio Nobel. É a mais alta comenda em nosso Estado e o troféu mais importante que tenho o prazer de receber”.



TV Verdes Mares
Sistema Verdes Mares
Praça da Imprensa S/N
Fortaleza, Ceará, 600000 Brasil