Sereia de Ouro


Atalhos


Agraciados

  • Pesquisadora Zélia Rouquayrol

A pesquisadora Maria Zélia Rouquayrol é uma referência nacional quando o assunto é epidemiologia. A vida acadêmica desta pernambucana, natural de Sertânia, começou com a graduação em Farmácia na Universidade Federal de Pernambuco. Tem especialização em Microbiologia e em Planejamento de Saúde, além de mestrado em Public Health, pela Universidade de Louisiana, nos Estados Unidos.

Participou de inúmeros cursos complementares no Brasil e na Bélgica. Atuou com eficiência na Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza, como chefe do Setor de Análises Epidemiológicas e como coordenadora do Boletim de Saúde de Fortaleza. A carreira no magistério inclui temporadas na Universidade de Fortaleza e Universidade Federal do Ceará.

Na UFC, ocupou cargos de professor adjunto e titular. Na Unifor, consolidou um Grupo de Ensino e Pesquisa em Epidemiologia, que tem contribuído para divulgar o tema entre os estudantes. Também teve uma participação em grupo técnico consultivo no Ministério da Ciência e Tecnologia. Nas linhas de pesquisa, desenvolveu muitos trabalhos, entre eles, dinâmica populacional e saúde, epidemiologia e controle das doenças infecciosas, epidemiologia e controle das doenças não transmissíveis e outros agravos à saúde.

Entre os livros publicados, estão “Introdução à Epidemiologia”, em coautoria com Naomar de Almeida Filho; “Mecanismos de Transmissão de Doenças”; e “Epidemiologia & Saúde”, que passou a ser adotado em âmbito nacional pelo Ministério da Saúde para os exames de residência médica, além de ser recomendado pela Organização Pan-Americana de Saúde. Acumula muitos prêmios como o Título de Cidadã Cearense da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, Medalha Comemorativa do Centenário da Organização Pan-Americana da Saúde e Título de Cidadã de Fortaleza da Câmara Municipal de Fortaleza.



TV Verdes Mares
Sistema Verdes Mares
Praça da Imprensa S/N
Fortaleza, Ceará, 600000 Brasil