Sereia de Ouro


Atalhos


Agraciados

  • Ubiratan Diniz de Aguiar

Ubiratan Diniz de Aguiar nasceu no sertão cearense, na cidade do Cedro. Filho de Arakén e dona Liquinha (Maria Diniz Aguiar), é o mais velho numa família de dez irmãos. O menino vivo e responsável gostava dos estudos e era cheio de sonhos. Chegou a Fortaleza com 11 anos para fazer o ginásio. Logo passou a ganhar o próprio dinheiro dando aula de reforço escolar e depois lecionando Português. Estudou no Liceu do Ceará, de onde saiu para cursar Direito na UFC.

Casou cedo, aos 19 anos, com Terezita, com quem teve quatro filhas: Neyrta, Neyrla, Neyara e Neyriane. Seu engajamento político começou na universidade. Em 1967, foi eleito vereador de Fortaleza. Seria eleito deputado estadual em 78 e reeleito em 82. Um ano depois, aceitou o cargo de secretário de Educação do Estado, iniciando um trabalho que marcaria sua atuação política pelo resto da vida. Foi eleito deputado federal em 86 e reeleito em 90, 94 e 98, destacando-se na luta em prol da educação.

Com 15 anos na Câmara, renunciou ao mandato para assumir o cargo de ministro do Tribunal de Contas da União, após eleito em 2001. Em 2008, assumiu a Presidência do Tribunal de Contas da União.



TV Verdes Mares
Sistema Verdes Mares
Praça da Imprensa S/N
Fortaleza, Ceará, 600000 Brasil