Sereia de Ouro


Atalhos


Últimas Notícias


Reconhecimento ao trabalho e ao talento

Realizada pelo Sistema Verdes Mares, a entrega do 44º Troféu Sereia de Ouro acontece hoje, à noite, no Theatro José de Alencar. Em 2014, os escolhidos para receber a comenda foram o empresário Roberto Proença de Macêdo, o jurista Hugo de Brito Machado, a médica Glaura Férrer Dias Martins e o engenheiro José Ramos Torres de Melo Filho. Criado em 1971, pelo industrial Edson Queiroz, o Troféu Sereia de Ouro é outorgado a personalidades de diversas áreas, como forma de reconhecimento ao talento e às suas trajetórias de sucesso. O Caderno3 apresenta uma síntese da trajetória de cada um deles

Roberto Proença de Macêdo

Aos 70 anos, natural de Fortaleza, o empresário Roberto Proença de Macêdo teve uma atuação decisiva na história recente do desenvolvimento econômico do Ceará.

Como diretor presidente da J. Macêdo S/A, controladora do Grupo J. Macêdo, ele segue firme no propósito de manter a posição de destaque desse que é um dos maiores grupos empresariais do País, fundado em 1939 por seu pai, o industrial José Dias de Macêdo. Sob sua responsabilidade estão marcas consagradas em seus diferentes campos de atuação, como Dona Benta, Petybon e Hidracor. Concluiu dois mandatos na presidência da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) e é vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria. Dedica seu tempo ainda a entidades que trabalham na recuperação de dependentes químicos e na preservação do meio ambiente. É casado com Tânia Rocha Lima de Macêdo, com quem teve quatro filhos.

Hugo de Brito Machado

Nascido em Piracuruca, no Piauí, o jurista Hugo de Brito Machado veio ainda jovem para Fortaleza com o intuito de terminar os estudos. Formado em Direito, encontrou na área tributária sua vocação, tendo sido pioneiro no ensino da matéria, quando ela ainda não era contemplada pelos cursos cearenses. Ao longo da carreira, atuou como juiz federal de 1ª Instância em Fortaleza e como desembargador do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, em Recife. Titulado Notório Saber em Direito Tributário, é professor da Universidade Federal do Ceará (UFC). O desempenho profissional ao longo das últimas quatro décadas e a publicação de inúmeras obras, em sucessivas edições, levaram-no a ser um dos autores mais citados pelo Supremo Tribunal Federal e pelo Superior Tribunal de Justiça. É casado com Maria José de Farias Machado. O casal teve cinco filhos. Atualmente atua como advogado, conferencista e parecerista.

Glaura Férrer Dias Martins

Primeira cardiologista mulher do Ceará, a médica Glaura Férrer nasceu em Lavras da Mangabeira. Concluiu em 1958 a graduação na Faculdade de Medicina da UFC. Fez estágio no Instituto de Cardiologia Sabbado d’Ângelo, em São Paulo, onde também se especializou em cardiologia clínica, hemodinâmica e cardiopatias cirúrgicas. Além da prática médica, foi professora do Departamento de Medicina Clínica da UFC e possui uma vasta produção acadêmica. Aos 80 anos, Glaura Férrer não quer saber de aposentadoria. Diariamente, atende seus pacientes internados e faz consultas em sua clínica particular, além de acompanhar congressos e dedicar atenção à família, em especial os três filhos e os netos. A agenda ainda é dividida com o engajamento em entidades de classe: fundou e presidiu, por dois anos, a Sociedade Cearense de Cardiologia; e foi presidente e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

José Ramos Torres de Melo Filho

Graduado em 1963 em Engenharia Civil e Militar no Instituto Militar de Engenharia, José Ramos Torres de Melo Filho emprega a precisão e a disciplina de sua formação na administração

Do Lar Torres de Melo, centro de referência na atenção aos idosos no Ceará. A instituição atende mais de 200 pessoas carentes. É empresário, com empreendimentos no setor da construção civil, da cerâmica, imobiliário e rural. É presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil. Presidiu a Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará durante 21 anos.



TV Verdes Mares
Sistema Verdes Mares
Praça da Imprensa S/N
Fortaleza, Ceará, 600000 Brasil